No dia 4 de novembro, por volta das 16h, o rompimento de barragens da empresa Samarco deu início a uma tragédia em Minas Gerais. O distrito de Bento Rodrigues, que fazia parte do município de Mariana, foi destruído e muitas cidades próximas foram atingidas com a lama que chegou pelo Rio Doce. Foi o caso de Barra Longa, que fica cerca de 80km de Mariana e 160km de Belo Horizonte.

Após o acidente, no dia 5, uma equipe de missionários da organização Jovens Com Uma Missão (Jocum) vindos de Contagem, Belo Horizonte e Maringá, se dirigiu a Barra Longa para prestar assistência aos moradores. Os primeiros voluntários ajudaram no trabalho pesado de retirada da lama que invadiu casas, escolas, fazendas e outros locais. Há informações de que a lama chegou a dois metros dentro de algumas casas.

Os voluntários também têm trabalhado na distribuição de cestas básicas e roupas – doadas por diversas igrejas e pessoas do Brasil inteiro –, visitando casas, realizando cultos na cidade, evangelismo e atendendo também famílias que não foram diretamente atingidas pela lama.

VEJA TAMBÉM
Publicações gratuitas ajudam cristão a fazer diferença na sociedade

A missionária Quésede Eger dos Santos, 31 anos, paulista e moradora de Belo Horizonte, contou que “tem muita gente que a casa não foi atingida, mas que trabalhava em um comércio que foi atingido, ou vendia alguma coisa na praça, ou trabalhava em uma fazenda que foi destruída pela lama, então, consequentemente, está sem emprego e precisando de doações”. Ela também destacou que as necessidades do município são anteriores ao acidente. “Tem comunidade aqui que deveria estar sendo atendida há muito tempo, que nós não sabíamos e descobrimos agora, conhecendo a região. São comunidades extremamente pobres”.

Barra Longa já recebeu muitas doações e dezenas de voluntários já passaram pela cidade para ajudar. Mas o trabalho precisará de continuidade. Os interessados em prestar assistência em longo prazo podem entrar em contato com a Jocum de Contagem (31 3358-5344) ou com Tio Pedro (31 9129-2771), responsável pela equipe de voluntários da Jocum.

Com informações de ÚLTIMATO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.