Pressionado por sindicatos e associações classistas após a decisão de não pagar este ano o 13º salário a todos os servidores, o governo do Tocantins decidiu ampliar de 30.070 para 35.573 a relação de pessoas que recebem o benefício nesta terça-feira (22). Porém, os sindicatos e outras entidades de classe não estão satisfeitos e notificaram o governador Marcelo Miranda (PMDB) para que ele faça, em até 24 horas, o pagamento a cada um dos 49.590 que têm direito à gratificação natalina.

A inclusão de 5.503 pessoas na folha do 13º salário disponível hoje ocorre, segundo o governo do Estado, “por determinação do governador Marcelo Miranda” para que o pagamento fosse “ampliado para o maior número possível de servidores”.

images-cms-image-000473569

Com essa medida, 71,7% dos que têm direito ao benefício recebem nesta terça-feira. Além dos que têm até quatro salários mínimos a receber (R$ 3.152 – valor líquido), foram incluídos os servidores de órgãos da administração que detêm fundos próprios (Agência Tocantinense de Saneamento, Detran, Igeprev e Secad-Funsaúde), professores da Educação Básica, por meio de recursos do Fundeb, e os servidores em regime trabalhista sob as regras da CLT. A folha paga hoje é de R$ 67,2 milhões.

VEJA TAMBÉM
Carlesse promete fortalecer o Parlamento e Miranda defende união dos poderes

Os outros 14.017 servidores receberão o 13º somente em janeiro. Segundo a Secretaria Estadual da Comunicação (Secom), o pagamento para esses servidores será efetuado depois do dia 12, quando será creditada outra folha, a do salário de dezembro.

Porém, em entrevista ao Jornal do Tocantins, o secretário estadual da Administração, Geferson Barros, disse que o pagamento restante do 13º salário deve ocorrer no dia 20 ou 30, mas adiantou que o cenário indica para que ocorra, de fato, no dia 30.

A polêmica decisão do governo do Estado em pagar parte dos funcionários agora e outra parte na segunda quinzena de janeiro de 2016 foi anunciada na noite do último sábado e baseia-se em dificuldades financeiras da gestão para assumir o compromisso com todos.

Com informações 247

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.