Os 40 conselheiros tutelares de Palmas, eleitos em 04 de outubro do ano passado, tomaram posse neste domingo, 10, para um mandato válido pelos próximos quatro anos. Cada região terá seus representantes. A cerimônia vai acontecer na sala Sinhozinho do Espaço Cultural em Palmas a partir das 9 horas.

Criados pela Lei 8.069 de 1990, que regulamenta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros têm a responsabilidade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes.

Em Palmas, os candidatos participaram de um curso preparatório a respeito de assuntos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outros temas sobre a infância e adolescência e só depois de serem aprovados em um teste puderam se candidatar a uma das vagas, além de terem de comprovar experiência prévia na área.

De acordo com a presidente do CMDCA, Greicy Suelen Cardoso, tomaram posse os dez candidatos mais votados por conselho ou região, sendo cinco titulares e cinco suplentes, observada a ordem de votação, de modo a assegurar a continuidade no funcionamento do órgão, em caso de férias, licenças ou impedimentos dos titulares.

Evangélico mais votado

Ao todo foram 17.928 votantes, sendo que 28 votaram em branco e 94 nulo. Na região Central de Palmas, o mais votado foi o pastor da Assembleia de Deus Madureira, Juniel Carvalho.

Juniel Carvalho de Sousa obteve 549 votosAs decisões dos conselheiros podem ser autônomas, sem a necessidade de consulta prévia da prefeitura ou da Justiça. Entre as atribuições, está zelar pelo cumprimento do ECA, evitar maus tratos contra os menores de idade e que eles sejam expostos a situações de risco.

Confira o resultado

Região Central
Juniel Carvalho de Sousa – 549 votos
Maria Antônia das Chagas Silva – 464 votos
Katia Silene Fernandes Pinto do Nascimento – 420 votos
Randara Matos Magalhães Báccaro – 395 votos
Sandra Dias da Silva – 371 votos

Região Norte
Gilda de Paiva de Oliveira – 321 votos
Patrícia de Cássia Alves – 264 votos
Jamir da Luz Inácio – 239 votos
Paulo Cesar Silva Carvalho – 219 votos
Lídia Xavier de Sousa – 187 votos

Região Sul I
Maria do Carmo Machado Souza – 718 votos
Marcela Milene Guedes Quini – 422 votos
Josilene Rodrigues da Silva – 410 votos
Elias Pereira de Sousa – 324 votos
Elenícia Pereira Ricardo Morais – 316 votos

Região Sul II
Adriana Evangelista Gomes Vieira – 754 votos
Maria de Jesus Fialho Barros – 478 votos
Daniel Sales Ramos – 470 votos
Francisco Carlan da Silva Santana – 442 votos
Fátima Aparecida de Oliveira – 428 votos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.