A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Fazenda, publica no Diário Oficial do Município (DOM) nº 1001 desta sexta-feira, 15, a relação dos contribuintes com os respectivos valores do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) de seus imóveis. De acordo com o art. 15 da Lei Complementar nº 008/2013, o contribuinte é considerado notificado sobre o IPTU após a devida publicação no DOM.

A partir desta divulgação, o contribuinte pode procurar a Secretaria ou acessar o site www.araguaina.to.gov.br para fazer o pagamento à vista ou parcelar o tributo, de acordo com as especificações em lei. Ao todo são 103.794 imóveis em Araguaína, sendo 37.572 contribuintes.

Ressaltando que o contribuinte que efetuar o pagamento à vista do IPTU até o último dia de janeiro tem desconto de 10%; se pagar até o último dia de fevereiro o desconto será de 8% e se pagar até o dia 31 de março, terá 6% de desconto.

Isenções
Fica isento de pagar o IPTU o contribuinte que for maior de 65 anos; aposentado por invalidez; aquele cuja família tenha renda igual ou inferior a dois salários mínimos ou renda total igual ou inferior a meio salário mínimo por membro. As pessoas com necessidade especial, física ou mental, também tem direito a isenção se o imóvel estiver em seu nome, de acordo com as especificações determinadas na lei complementar.

VEJA TAMBÉM
Prefeito de Araguaína avalia projeto de videomonitoramento implantado no sul do País

Também são condições para a isenção do tributo: que seja o único imóvel do contribuinte no Município; seja residencial e residir nele; que a área construída não exceda a 70 metros quadrados. A Lei Complementar também traz outras especificações para a isenção do IPTU.

Descontos
A Lei Complementar prevê descontos para os seguintes casos: para o imóvel edificado, situado em via não pavimentada; não edificado, seja murado no fundo e nas laterais e na frente possua grade, alambrado, mureta com no mínimo um metro de altura ou outro fechamento que possibilite fácil visibilidade de seu interior; que possua calçada, em conformidade ao padrão local; e destinado ao uso empresarial e que possua recuo igual ou superior a cinco metros.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.