Simplifica Tocantins é um sistema integrado que permite abertura, alteração, baixa e legalização de empresas de forma menos burocrática e em menos tempo Aldemar Ribeiro / Governo do Tocantins
Simplifica TO é um sistema integrado que permite abertura, alteração, baixa e legalização de empresas de forma menos burocrática e em menos tempo Aldemar Ribeiro / GOV

A Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) reuniu na sede do órgão nesta segunda-feira, 18, diversos profissionais da área de contabilidade, que atuam na Capital, para apresentar a ferramenta Simplifica Tocantins, que visa facilitar o processo de abertura e baixa de empresas no Estado.

De acordo com o presidente da Jucetins, Carlos Alberto Dias de Moraes, o Simplifica Tocantins deve ser lançado em 30 dias, após as fases de testes, e vai possibilitar a abertura de empresas em no máximo 48 horas. “Estamos na fase de implantação de um site com o nome Simplifica Tocantins, que vai atender os 139 municípios do Estado e englobar os serviços da secretaria da Fazenda, Receita Federal, Junta Comercial e demais órgãos afins que são necessários para abertura de um negócio. Isso simplificará o processo de abertura e baixa de empresas, diminuindo os trâmites burocráticos”, explicou.

O programa está sendo implantado por fases. A primeira etapa contou com o treinamento dos servidores que trabalham na Jucetins. A segunda fase consiste no treinamento para os representantes da sociedade e contadores da Capital e do interior do Estado. Após o término das etapas de testes, a Jucetins buscará os órgãos responsáveis pela emissão de autorização para abertura de empresas com o objetivo de assinar os termos de parcerias e acordos.

“Achamos necessário realizar essas etapas do treinamento com toda a nossa equipe e todo o pessoal envolvido, buscando minimizar ao máximo os impactos que esse processo pode gerar. Após finalizadas todas essas etapas, o site entrará no ar”, garantiu Carlos Alberto.

Presente na reunião, o contador Salvador Noleto Filho avaliou a importância dessa nova ferramenta para os profissionais da contabilidade. “Cheguei aqui em Palmas no início e passei por várias dificuldades em relação às questões burocráticas para abertura de empresas. Com o Simplifica Tocantins esse processo será on-line e mais ágil, facilitando assim a vida dos empresários e contadores e até estimulando a abertura de novos negócios”, disse.

Sistema

No Brasil, oito juntas comerciais já usam esse sistema que será adotado pelo Simplifica Tocantins. Com ele, a pessoa que pretende abrir uma empresa precisará fazer apenas um cadastro. O sistema permite ainda que sejam feitas consultas, explica os passos para a abertura de empresa, a realização de cadastro único e a expedição de taxas.

É um sistema integrado que permite abertura, alteração, baixa e legalização de empresas de forma menos burocrática e em menos tempo. Após sua implantação, servirá como critério para atração de novos investimentos, garantindo a agilidade que o empresariado espera no início de suas atividades.

Fonte: Jesuino Júnior / Governo do Tocantins

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.