Maria Cotrim – Governo do Tocantins

O governo do Tocantins através da secretaria do trabalho e Assistência Social (Setas) começou a fazer estudos para o aprimoramento da prestação de serviços aos trabalhadores tocantinenses. A equipe do Sine Tocantins está fazendo um levantamento de todas as demandas visando ampliar o atendimento. Em abril as mudanças serão oficializadas.

Dentre as mudanças estudadas estão o aumento do guichê de atendimento. Somente este ano nos meses de janeiro e fevereiro o Sine realizou 47.216 mil atendimentos para os trabalhadores nos nove postos distribuídos em todo o Estado. Com relação ao número de vagas, os dados mostram que este ano já foram 234.091 mil oferecidas até esta quinta-feira, 18.

Segundo a Diretora regional do Trabalho, Suami Freitas, o aumento da procura dos trabalhadores é constante. “ Estamos adequando sempre em busca de ampliar o atendimento”, reforçou.

A secretária Patrícia Amaral destacou os esforços da atual gestão para melhorar a cada dia a prestação de serviços em todos os postos do Estado. “ O Sine é a casa do trabalhador, é onde ele vem buscar não só o ingresso no mercado de trabalho mas também o acesso a cursos, seguro desemprego e vários serviços. Nosso intuito é aprimorar esta prestação de serviço paa atender cada dia mais e melhor”, pontuou.

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Para quem busca atendimento nos postos o Sine é a porta de entrada no mercado de trabalho, como é caso de Iolanda Souza, 34 anos. “Cheguei aqui, fui bem atendida e agora já vou fazer a entrevista para a vaga que fui encaminhada”, conta a diarista.

Qualificação

Outro eixo que o Sine está avançando é com relação ás qualificações e capacitações gratuitas para os trabalhadores. Para este semestre estão previstas mais de mil vagas em cursos nas áreas de motivação, autogestão, relações interpessoais, segurança no trabalho, marketing e outros. Segundo o Gerente de Qualificação e capacitação profissional, Kleber Wessel, todas as informações sobre vagas e duração dos cursos estão disponíveis nos postos. “ As capacitações que serão oferecidas, tem como foco agregar valores nos currículos de candidatos a vagas de empregos que procuram os postos do Sine estadual, para possibilitar uma maior oportunidade de sua inserção, reinserção, permanência e crescimento pessoal, social e profissional no mundo do trabalho”, explicou.

Em Palmas, o trabalhador pode se informar no telefone 3218-1968.

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