IMG-20160406-WA0025
(Divulgação) Alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes participam na próxima sexta-feira, 08, às 8h30, da oficina “Repórter por um dia”.

Alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes participam na próxima sexta-feira, 08, às 8h30, da oficina “Repórter por um dia” ministrada por alunos da pós-graduação de Ensino em Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A intenção do grupo é despertar o interesse e fascínio pela profissão de jornalismo e a construção da notícia. Nesta primeira edição os participantes vão produzir vídeos com o tema: “Trânsito, atitudes que fazem a diferença”.

Um profissional da Gerência de Educação para o Trânsito da Prefeitura de Palmas participa do encontro e traz dados, estatísticas e conceitos relativos ao trânsito na Capital com uma abordagem voltada para o público jovem, futuros motoristas.

A partir da oficina os alunos terão a noção de como é produzida uma matéria jornalística, desde a reunião de pauta, sua produção, edição e publicação. Um dos conceitos propostos pela oficina é a responsabilidade social na produção e divulgação de vídeos feitos com uso de smartphone. “É comum vermos a divulgação de vídeos via redes sociais então decidimos propor aos alunos que produzam conteúdos com temáticas educativas e relevante para a sociedade, como é o caso do trânsito”, destaca a jornalista Eliene Campelo, pós-graduanda da UFT.

VEJA TAMBÉM
Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo conta com palestra de Marcelo Canellas
IMG-20160329-WA0006
(Divulgação) Oficina de jornalismo incentiva alunos a produzirem vídeos voltados à educação para o trânsito.

 Sobre o Programa

O ‘Programa Escola Livre de Jornalismo’ tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica de Comunicação Social/Jornalismo das escolas públicas, com foco no ensino de Jornalismo e na prática jornalística, visando a publicização e popularização do que é desenvolvido por essa área do saber.

Por meio de atividades formativas, pretende-se criar uma cultura jornalística junto aos alunos das escolas públicas visando a importância da formação de profissionais conscientes e responsáveis diante do poder da comunicação e a relevância da profissão. O projeto pretende também fortalecer a divulgação científica e a formação na área de jornalismo ao mesmo tempo em que se aproximam docentes, discentes da UFT e estudantes das escolas públicas.

Já foram realizadas oficinas em três escolas estaduais o CEM Tiradentes na 806 Sul, Escola Estadual Vila União na 307 Norte, Escola Estadual Madre Belem na 604 Sul,  e outras duas escolas já estão agendadas para a próxima semana.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.