O Centro de Línguas constitui um espaço para atender, inicialmente, 40 alunos de duas escolas públicas de ensino médio de Araguatins.
O Centro de Línguas constitui um espaço para atender, inicialmente, 40 alunos de duas escolas públicas de ensino médio de Araguatins.

A comunidade acadêmica do campus universitário da Universidade do Tocantins (Unitins) de Araguatins passa a contar a partir desde sábado, 16, com um importante programa de extensão. O Centro de Línguas Portuguesa e Espanhola, inaugurado pelo governador Marcelo Miranda, que vai beneficiar diretamente os acadêmicos e estudantes do ensino médio. Também foram inaugurados laboratório de informática, mobiliário e a biblioteca do campus.

Durante a solenidade de entrega dos benefícios, o governador destacou que o município de Araguatins é um importante polo de desenvolvimento da região e que a Unitins tem um papel importante nesse contexto.  “O setor da Educação é uma das prioridades nas minhas gestões e, tão importante como as demais regiões do Tocantins, o Bico do Papagaio precisa dos olhos cada vez mais atentos do poder público”, disse Marcelo Miranda, acrescentando que os benefícios entregues em Araguatins são frutos da união de esforços e irão refletir diretamente na qualidade de vida das pessoas da região.

O governador ressaltou que o Centro de Línguas, a biblioteca, o laboratório de informática, aliados ao novo mobiliário, constituem um ambiente digno para a prática do ensino e do aprendizado. “Essas benfeitorias resultam de um planejamento institucional iniciado ainda no ano passado e esse ganho, indimensionável para a comunidade, é também, fruto do empenho de alguns deputados estaduais”, pontuou.

VEJA TAMBÉM
Cantora Railda Gomes anuncia lançamento de seu primeiro CD em Araguatins -TO

A reitora da Fundação Universidade do Tocantins, Elizangela Glória, agradeceu o apoio para continuidade do câmpus da Unitins, que segundo disse foi fundamental para resgatar a instituição. “Com o apoio do governador, dos deputados, dos professores e técnicos, hoje a universidade vive uma realidade bem diferente”, ressaltou.

Centro de Linguas

O Centro de Línguas constitui um espaço para atender, inicialmente, 40 alunos de duas escolas públicas de ensino médio de Araguatins. O objetivo é preparar esses alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com os cursos de Língua Portuguesa e Espanhola.

Além disso, visa fortalecer os acadêmicos da universidade na sua formação profissional, tendo em vista que a Unitins em Araguatins oferta os cursos de Letras e Pedagogia e serão os acadêmicos os monitores, sob supervisão de docentes da instituição. Além de uma ferramenta de ensino, o centro constitui um projeto de extensão da Unitins, que vai beneficiar os estudantes de ensino médio de Araguatins na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do Ministério da Educação.

VEJA TAMBÉM
Suely Quixabeira é nomeada reitoria da Unitins

Já o acervo de livros, os computadores e o mobiliário foram adquiridos para os três câmpus (Dianópolis, Araguatins e Augustinópolis), com custo total de R$ 500 mil, recursos do Governo do Estado, oriundos de emendas parlamentares dos deputados estaduais Paulo Mourão, Ricardo Ayres, Eduardo Siqueira Campos, Rocha Miranda e Eli Borges.

O Câmpus

O câmpus da Fundação Universidade do Tocantins em Araguatins iniciou as suas atividades em agosto de 2014. Atualmente oferta os cursos de Letras e Pedagogia, beneficiando 150 acadêmicos da cidade de Araguatins e também de municípios circunvizinhos.

Prestigiaram a solenidade o senador Donizete Nogueira, os deputados Rocha Miranda, Ricardo Aires, e Amélio Kaires, secretários de estado, prefeitos da região e outras autoridades.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.