Por Thom S. Rainer

Muitos dos meus artigos vêm da perspectiva dos pastores. Isso não irá mudar no futuro. Eu sou um defensor dos pastores e desejo o melhor de Deus para eles. Não tenho qualquer plano de mudar este meu papel de defesa.

Como uma mudança de ritmo, contudo, recentemente eu pedi a algumas centenas de leigos para relatarem o que eles desejavam de um pastor. Suas respostas foram abertas e não havia qualquer limitação no número de itens que eles poderiam listar. Embora minha abordagem não fosse científica, esses leigos representaram mais de sessenta igrejas.

Aqui estão as dez respostas mais frequentemente indicadas. Embora muitos tenham apresentado uma ou mais frases como resposta, eu posso citar um comentário representativo para cada item da lista.

1. Amor pela congregação. “Se nós sabemos que nosso pastor nos ama, todas as demais coisas ficam no devido lugar. Se ele não nos ama, nada mais importa”.

2. Pregação eficaz. “Eu não tenho qualquer expectativa de que o meu pregador seja um dos melhores do mundo; eu apenas quero saber que a cada semana ele tem dedicado tempo na Palavra para nos ensinar de modo eficaz e consistente”.

VEJA TAMBÉM
Pastor vende sabão em pó “ungido” em programa de TV

3. Caráter sólido. “Nenhum pastor é perfeito, mas eu quero um pastor cujo caráter esteja acima de repreensão em sua moral, sua família e suas finanças”.

4. Boa ética de trabalho. “Eu não quero nem um pastor viciado em trabalho, nem um pastor preguiçoso. Infelizmente, nossos últimos dois pastores eram evidentemente preguiçosos.”

5. Projeta uma visão. “Nossa igreja tem muito potencial; eu quero ouvir o que havemos de fazer para causar uma diferença em nossa comunidade e no mundo”.

6. Demonstra liderança saudável. “Muitos dos pastores em minha igreja têm demonstrado um bom equilíbrio; eles têm sido líderes firmes, mas não ditadores”.

7. Alegria. “Nosso pastor atual é um homem alegre. Sua alegria e entusiasmo são contagiantes. Eu o amo por isso!”.

8. Não se rende aos críticos. “Eu sei que todo pastor em serviço atualmente tem os seus críticos. E eu sei que é árduo lidar com eles. Eu só quero que esses pastores saibam que nós, os que apoiamos, somos a maioria. Por favor, não deixem a minoria de críticos ditar como você lidera e serve”.

VEJA TAMBÉM
Pastor salva moça de afogamento e diz que foi 'instrumento nas mãos de Deus'

9. Transparência. “Cada pastor que eu tive foi aberto e transparente acerca da igreja e da direção para a qual éramos conduzidos. Isso certamente tornou a nossa igreja mais saudável”.

10. Molda o evangelismo. “Nosso pastor é fervoroso acerca de compartilhar o evangelho. Seu coração e sua atitude são contagiantes”.

O que você pensa acerca dessa lista? O que você acrescentaria, seja da perspectiva de um pastor ou de um leigo?

Com informações Voltemos ao Evangelho

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.