eb2bb9be-2263-4d0b-8980-1eac7a118eb9
(Foto: Leandro Pinheiro) gerente do setor de RH da Rede de Supermercados Big, em Palmas, Carlos Eduardo Campos.

“Essa parceria foi responsável pela contratação de mais de 70% do nosso quadro de funcionários neste ano”, assim destacou o gerente do setor de RH da Rede de Supermercados Big, em Palmas, Carlos Eduardo Campos. Somente o Big empregou 157 profissionais indicados pelo Sine, em março de 2016.  A afirmação do gerente é uma das ações de políticas públicas de emprego que visam proporcionar o desenvolvimento do Estado, dando um salto qualitativo na vida da população.

Nos nove postos dos Sine, espalhados no Tocantins são oferecidos  o serviço de Intermediação de Mão de Obra (IMO) que é  disponibilizado ao empregador. O IMO consiste na inscrição, avaliação de currículo e entrevista, agilizando desta forma, a admissão do profissional.

6d5d52ac-4df9-4e8c-8820-de16f0047453
(Foto: Leandro Pinheiro) O proprietário e gerente financeiro da JL Meurer, Juliano Leonardo Meurer.

O proprietário e gerente financeiro da JL Meurer, Juliano Leonardo Meurer que utiliza os serviços do IMO também partilha da importância da parceria entre Sine e sua empresa na hora do processo seletivo de profissionais. “O Sine conhece a realidade, o perfil dos candidatos bem como das nossas exigências”, disse.

Já o empresário do ramo de construção civil, da loja Valadares Comercial, Oneildo Valadares garante que o Sine foi a melhor opção para encontrar e selecionar a mão de obra adequada à sua empresa. “É fundamental este canal para o empregador no sucesso do ‘funil’ dos trabalhadores. O Sine nos concede uma oportunidade excelente, pois é uma forma mais fácil de buscar profissionais, facilitando assim o dia-a-dia dos empresários”, afirmou Valadares.

VEJA TAMBÉM
Cerca de 30% das praias do Tocantins não estão licenciadas para temporada
2b4bbfe2-a058-48ae-858b-e5e5a57b7e24
(Foto: Leandro Pinheiro) Empresário do ramo de construção civil, da loja Valadares Comercial, Oneildo Valadares

A busca por empresários e a seriedade com que o Sine trata a questão do desemprego já resultaram num saldo de 17.206 encaminhamentos nos primeiros três meses desse ano, sendo que das  3.944 vagas disponíveis no banco de dados do Órgão, o Sine garantiu mais de 1.800 delas junto ao empregadores.

Importância das Parcerias

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), por meio do Sistema Nacional de Emprego do Estado do Tocantins (Sine/TO), oferece o IMO gratuitamente aos empresários, beneficiando os dois lados – empresários e trabalhador.   “Os empregadores ao oferecem as vagas em nossas Unidades poderão realizar a contratação de funcionários de forma gratuita e dentro do perfil solicitado”, assegura a secretária da Setas, Patrícia Amaral, acrescentando que o Governo do Estado tem como missão intensificar a captação de vagas junto às empresas e potencializar o número de pessoas inseridas no mercado de trabalho.

Por outro lado, a diretora do Sine/TO, Suami Freitas informa que o IMO possui um banco de dados de trabalhadores cadastrados em diversas áreas de ocupação. “Quando somos procurados, indicamos os profissionais com o perfil o mais próximo possível do que foi solicitado pelo empresário. Mas a escolha é feita por quem contrata e não pelo Sine”, observou.

VEJA TAMBÉM
Tocantins assina pacto pela presença de Forças Armadas nos presídios

“O percurso é todo feito pelo Sine, apenas ajustamos o profissional na vaga que ele se encaixará”, afirmou Carlos Eduardo Campos, da rede BIG de supermercados.

IMO 

Os serviços dos  IMO, o Sine/TO são destinados a todos os empresários sejam eles, pequenos, médios ou grandes, abrangendo ainda as empresas instaladas ou àquelas em processo de instalação em qualquer parte do Tocantins.  A finalidade do IMO é ser o elo entre os trabalhadores e os empregadores.

O Serviço que é gratuito dispõe de equipe qualificada que é responsável por realizar o encaminhamento dos profissionais para entrevistas junto às empresas de acordo com o perfil solicitado, além de disponibilizar espaço físico para realização do processo de seleções.

Vagas  

Outra opção dada aos empresários é por meio do cadastro on-line onde as empresas poderão anunciar as vagas no Portal Mais Emprego  ou comparecer em uma das unidades do Sine/TO, munidos do CNPJ, contatos, endereço e das informações da vaga que se pretendem ofertar;  dos requisitos do trabalhador pretendido;  das informações financeiras (salário) e do horário e local da entrevista. Dúvidas também podem ser esclarecidas por meio dos contatos telefônicos (63)3218-1975 ou 3218-1911

Adriana Grigolo/Governo do Estado

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.