O presidente da Junta Comercial do Tocantins, Carlos Alberto, reforçou que a principal meta do Governo ao implantar o Simplifica, é tornar mais ágil o ambiente de negócios
O presidente da Junta Comercial do Tocantins, Carlos Alberto, reforçou que a principal meta do Governo ao implantar o Simplifica, é tornar mais ágil o ambiente de negócios

O Governo do Tocantins lançou nesta quinta-feira, 9, o Projeto Simplifica Tocantins, que tem o objetivo de facilitar a vida do empreendedor, proporcionando inovação tecnológica, desburocratização, agilidade e benefícios aos empresários. O lançamento contou com a presença do governador Marcelo Miranda, de representantes das entidades parceiras do projeto, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Fecomércio, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Corpo de Bombeiros, Tribunal de Contas do Estado, Conselho Regional de Contabilidade, prefeitos de diversos municípios, deputados e outras autoridades.

Apresentando o projeto, o presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Carlos Alberto, reforçou que a principal meta do Governo ao implantar o Simplifica, é tornar mais ágil o ambiente de negócios. “Sabemos que ao otimizar o tempo, diminuímos os custos das operações e contribuímos para a competitividade dos que buscam o empreendedorismo no Tocantins. Nossa meta é extirpar a burocracia e criar, a cada dia, novos atrativos para atrair mais empreendimentos para o Estado”, concluiu.

O governador Marcelo Miranda ressaltou a importância das instituições parceiras para a implantação do Simplifica, dizendo que “unidos aumentamos a chance de sucesso”
O governador Marcelo Miranda ressaltou a importância das instituições parceiras para a implantação do Simplifica, dizendo que “unidos aumentamos a chance de sucesso”

O governador Marcelo Miranda ressaltou a importância das instituições parceiras para a implantação do Simplifica, dizendo que “unidos, aumentamos a chance de sucesso”. O governador ressaltou que o projeto Simplifica é fundamental para atrair mais investidores para o Estado. “Muitos bons projetos deixaram de ser implantados por esbarrar na burocracia, com o Simplifica estamos celebrando um novo modo para a formalização de negócios. Nossa meta é fortalecer o capital empreendedor do Estado e já estamos dando um grande passo para isso”, disse.

VEJA TAMBÉM
Deputados aprovam medida provisória que isenta poder público de custas cartorárias

Durante a cerimônia, os Termos de Adesão ao Simplifica Tocantins foram assinados, bem como os Termos de Cooperação Técnica com órgãos públicos, prefeituras municipais e entidades parceiras do projeto. O Termo assinado entre o Governo e Sebrae, prevê a destinação de um milhão de reais para ações de divulgação e capacitação nos municípios do Tocantins.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, o Projeto Simplifica, vem atender a uma demanda pertinente. “O Tocantins precisava dessa ferramenta e vê-la concretizada é a contemplação do sonho de muitos”, disse. O superintendente aproveitou a ocasião para entregar o prêmio Arara Azul ao governador Marcelo Miranda. “Esse prêmio tem o objetivo de premiar gestores que tenham implantado projetos de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública e é isso que o governador Marcelo Miranda está fazendo ao lançar o Simplifica”, concluiu.

A plataforma, que a partir desta sexta-feira já está em funcionamento no endereço eletrônico www.simplifica.to.gov.br, faz a integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais, disponibilizada virtualmente, em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso, tornando o Tocantins um estado muito mais atraente para os que buscam empreender.

VEJA TAMBÉM
Kátia Abreu recebe 18 prefeitos do Estado no Senado; entre eles, Laurez Moreira

Segundo o responsável pela implantação do mecanismo aqui no Tocantins, Ciro Daniel, representante da empresa Vox Tecnologia, outros 10 estados já estão utilizando a mesma plataforma. “É muito importante constatar que o Governo do Tocantins está empenhado e convencido de que a desburocratização é o melhor caminho. Com certeza acompanharemos, nos próximos meses, os saltos que o Tocantins dará no ranking nacional da Receita Federal no processo de simplificação”, afirmou.

A cerimônia de lançamento foi encerrada com a palestra Desenvolvimento Local – Simples e Transformador, ministrada pelo especialista e gerente Nacional de Políticas Públicas do Sebrae, Bruno Quick, que parabenizou o governador Marcelo Miranda por implantar o Simplifica. “O Tocantins se torna agora um dos estados brasileiros que mais agilmente remove a burocracia para chegar aos empreendedores. Uma resposta rápida à crise financeira que estamos vivendo. Sem dúvida, essa é uma das ações mais importantes e efetivas para aqueles que optam pelo empreendedorismo”, pontuou o palestrante.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.