f3ef9431-ef41-49be-971e-ddcbeb74082dAo todo, mais de 5 mil crianças participaram da formatura do Proerd no Estádio Nilton Santos. Foto:Divulgação

Muita alegria, descontração e um barulho ensurdecedor tomaram conta do Estádio Nilton Santos, em Palmas, na tarde desta terça-feira, 21, durante a formatura dos alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade contou com a presença do governador Marcelo Miranda, da vice-governadora Claudia Lelis, da secretária interina da Educação, Juventude e Esportes, Morgana Gomes e do comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Glauber de Oliveira Santos.

Nas arquibancadas do estádio, cerca de 5 mil crianças de escolas públicas da Capital demonstravam com gritos e gestos a alegria de participar do momento. Olhares atentos e balões nas mãos, os pequenos e as pequenas respondiam animados aos chamados do narrador. O ponto alto foi a chegada, de helicóptero, do mascote do Proerd, o leão Dare.

e02bfd26-66c7-46e7-9415-4d517b0cf9c5O governador Marcelo Miranda entregou uma das bicicletas na premiação de melhor redação do Proerd. Foto: Divulgação

Durante as atividades do Programa, as crianças participam de palestras e ações preventivas, no intuito de afastá-las do contato com drogas, bebidas alcoólicas e a violência. “Participar do Proerd foi muito legal. Eu aprendi que as drogas podem destruir nossa saúde e a nossa vida”, destacou a pequena estudante Emanuela Guimarães, do Centro Integral de Atenção à Criança (Caic).

VEJA TAMBÉM
Vídeo do Proerd produzido pela PM tem mais de 1 milhão de visualizações

Já Enzo Henrique Monteiro de melo, de 10 anos, também aluno do Caic, resumiu bem o que o Programa representa para ele. “A gente aprende que não pode fumar, nem usar drogas, porque isso pode acabar com a nossa família”, completou o pequeno estudante do 5º ano do ensino fundamental.

Entre os presentes, o governador Marcelo Miranda entregou uma das bicicletas que foram prêmios aos alunos que apresentaram as melhores redações sobre o Proerd e sobre a prevenção ao uso de drogas. Para o chefe do Executivo, ações sociais como o programa são de grande importância para garantir a saúde e a segurança das crianças.

“Temos a certeza de que estamos formando os filhos e aqueles que darão a resposta aos seus pais e à sociedade. Nós que somos pais, temos que ter a convicção que senão investirmos em nossos filhos, investirmos em projetos sociais, não vamos crescer. Dedico este dia aos pais que acreditaram que é possível entregar seus filhos a uma nova educação. Temos que investir mais em educação, saúde, segurança e ações sociais para termo um retorno”, reforçou.

VEJA TAMBÉM
Vídeo do Proerd produzido pela PM tem mais de 1 milhão de visualizações

Representando a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), parceira da Polícia Militar no Proerd, Morgana Gomes destacou a importância dos esforços conjuntos do Governo do Estado para garantir o futuro dos estudantes tocantinenses. “A Seduc abre as portas das escolas para a implementação deste importante programa que conscientiza os alunos sobre os malefícios das drogas. O Proerd é um programa que auxilia na formação de cidadãos para a nossa sociedade”, completou.

Formandos

No primeiro semestre de 2016, passaram pelo Proerd cerca de 20 mil alunos de escolas públicas de todo o Estado. A meta, conforme o comandante geral da PM, é que até o final do ano, 40 mil estudantes tenham participado dos cursos, palestras e ações da Polícia Militar em parceria com as escolas. “A Polícia Militar é um órgão que atende a cem por cento da população do nosso Estado. Com o Proerd nós alcançamos mais de 20 mil pessoas e nossa expectativa é dobrar até o final do ano”, pontuou.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.