f970da7b-35bb-4439-ac05-120a394af2a1Aeroporto de Porto Nacional é interditado pela ANAC. Foto: Reprodução

A agencia nacional de aviação civil – Anac, interditará no período de 15 de julho a 12 outubro, a pista do aeroporto de Porto Nacional ,por não cumprir o plano básico de proteção de aeródromos , que segue sob responsabilidade da administração do aeroporto que é de total responsabilidade do município.

Uma portaria do Comando da Aeronáutica nº 957/GC3, data do dia  09 de julho de 2015, traz em si as disposições sobre as restrições aos objetos que possam afetar a segurança ou a regularidade das operações aéreas. O Plano restringe as implantações, prédios, por exemplo, ao redor dos aeródromos visando garantir um espaço aéreo livre de obstáculos para que as aeronaves possam manobrar de forma segura.

No Brasil foram fechados cerca de 719 aeródromos, por não apresentarem o Plano. A interdição ou fechamento pode ser revertida e o caso depende da regularização.

O aeroporto de Porto Nacional foi o primeiro a ser construído no Estado do Tocantins, pelo então Brigadeiro Lysias Augusto Rodrigues, ainda no ano de  2015 a Infraero retirou sua operação da cidade e remanejou os funcionários para Palmas.

VEJA TAMBÉM
Secretaria da Juventude lança oficialmente o Id Jovem em Porto Nacional

 Diante da importância do aeroporto, que sempre foi referencia na formação de pilotos, o deputado Paulo Mourão – PT, se mostrou irritado e ponderou que Porto Nacional, possui senador e deputado federal e que poderia ter se articulado em torno da causa, Mourão foi enfático em dizer que a situação é de descaso e de abandono total pela administração local.

Com informações William da Luz

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.