JalapãoDiferente de grande parte do país, o inverno no é marcado pelo sol forte e altas temperaturas. Se o clima é quente, o estado compensa com as opções de lazer e belezas naturais que são um convite para passar as férias de julho. Confira algumas opções de roteiro no estado.

No meio do deserto tocantinense, o Parque Estadual do Jalapão atrai turistas de todas as partes do Brasil e de outros países. Outras opções são o Parque Estadual do Cantão, na região centro-oeste, e as cachoeiras de Taquaruçu, distrito de . Além das praias de água doce em várias regiões do estado. Já a cultura e história possuem endereço certo em Natividade.

Jalapão
Localizado na região leste, o Jalapão tem o seu portal em , a 189 km da capital. Deste ponto em diante, só passam carros tracionados. A região tem uma vegetação que mistura cerrado e caatinga, criando belas paisagens.

Cachoeira do Lajeado, da Fumaça, do Brejo da Cama, do Soninho, dunas e fervedouro são algumas opções. Os passeios são feitos por agências de viagens e variam de preço conforme o número de dias, mas incluem carro, motorista, guia, alimentação, taxa de visitação e lanche-viagem.

VEJA TAMBÉM
Barbosa alerta governo para aproveitar mídia de novela e desenvolver o Jalapão

“O nosso clima é favorável para turistas que querem sair do frio e curtir a temperatura do verão. O forte da nossa região é o ecoturismo e turismo de aventura”, comenta a coordenadora de turismo do Sesc Tocantins, Fátima Miranda. Segundo ela, o Jalapão é o destino mais procurado no estado.

Praias
No sul do estado, as opções de praias são um prato cheio com sol, areia e água doce. A praia da Tartaruga, em , do Croá, em , a Praia Grande, em , e Pôr do Sol, em , são as mais visitadas.

Durante o período de férias, os locais recebem estrutura com restaurantes e barracas, além de atrações artísticas nacionais. A maioria das praias são abertas ao público e em algumas é cobrada travessia até os locais de banho.

Cantão
Cerrado, floresta amazônica e pantanal. No Tocantins, os três biomas podem ser encontrados no Parque Estadual do Cantão (PEC). O local é uma unidade de conservação, com aproximadamente 90 mil hectares, entre os municípios de e , na região centro-oeste.

Com fauna e flora abundantes, o Cantão é um ótimo destino para quem está em busca de ecoturismo. Os custos são com guias, transporte e alimentação.

VEJA TAMBÉM
Atrativos turísticos do Tocantins são ótimos destinos para curtir feriado prolongado

Cachoeiras
Falar em cachoeiras é lembrar de Taquaruçu, distrito a cerca de 35 km de Palmas. São 80 catalogadas. A região é um refúgio para os amantes da natureza com disposição para descidas e subidas.

Com pedras e vegetação do cerrado, Taquaruçu é um cenário para caminhadas emeditação. Em algumas cachoeiras é possível praticar tirolesa e rapel. A maioria das quedas fica em áreas particulares. São cobradas taxas de entrada. Assim como a prática dos esportes radicais.

Outro destino que está atraindo muitos visitantes é o Lago do Japonês, a 236 km de Palmas, próximo a . Escondido entre serras, com a água em tons azulados e esverdeados, o local é uma opção para quem deseja relaxar, curtir a natureza e acampar.

Patrimônio histórico e cultural do estado, Natividade é a cidade mais antiga do Tocantins com 282 anos. A arquitetura e as tradições transportam os visitantes de volta ao período colonial. O local também roteiro de milhares de pessoas durante as romarias do Senhor do Bonfim.

A cidade tem belas cachoeiras e piscinas naturais que recompensam quem resolve enfrentar o caminho das pedras para chegar a um verdadeiro paraíso localizado em cima da serra.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.