ministro Henrique Neves falará sobre “Registro de Candidatura, com especial atenção na participação da mulher no processo eleitoral”
Ministro Henrique Neves falará sobre “Registro de Candidatura, com especial atenção na participação da mulher no processo eleitoral”

Para incentivar a “Igualdade na Política”, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Tocantins (OAB-TO), realizam, na próxima quarta-feira (20/7), no auditório do Tribunal às 13h, o “Encontro de Direito Eleitoral – A mulher na política”, com a participação dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luciana Lóssio e Henrique Neves.

A Lei das Eleições (Lei 9504/1997) assegura a reserva de 30% do número de candidaturas para as mulheres, em cada partido político ou coligação. De acordo com informações do TSE, um estudo comparativo entre alguns países revela que apenas a aplicação da lei não é suficiente para que haja a participação de fato das mulheres na política.
“Por isso, notamos a necessidade de incentivar a participação feminina no pleito eleitoral, através de palestras e campanhas, no rádio e na TV, que já estão sendo veiculadas pela Justiça Eleitoral, a fim de despertar as condições para que elas participem efetivamente das eleições e consequentemente, da vida política do país”, explica a presidente do TRE-TO, desembargadora Ângela Prudente.
A vice-presidente da OAB-TO, Lucélia Sabino, ressalta que os partidos têm boa parte da culpa pela pouca participação da mulher na política. “No Brasil, cerca de 42% dos filiados a partidos são mulheres, mas, nas executivas das siglas, as mulheres não passam de 10%. Os partidos precisam fazer a sua parte também para mudar o quadro. Os países nórdicos (Noruega, Dinamarca, Suécia, Islândia e Finlândia) são os que mais têm mulheres na política e possuem os IDH (índice de Desenvolvimento Humano) mais altos e menos corrupção”, destaca Lucélia.
Ministros
“A participação da mulher na política – um desafio para a democracia” será apresentada pela ministra Luciana Lóssio. Já o ministro Henrique Neves falará sobre “Registro de Candidatura, com especial atenção na participação da mulher no processo eleitoral”.
O evento é gratuito e aberto ao público, as inscrições já podem ser feitas no link: https://apps.tre-to.jus.br/inscricoes/evento/list

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.