urna-eletronica

Com as eleições 2016 se aproximando, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) começa a distribuição das urnas eletrônicas e dos equipamentos de logística que serão instalados nas seções de votação nas 35 zonas eleitorais. Segundo o órgão, cerca de cinco mil equipamentos passaram por testes exaustivos para garantir a segurança e a confiabilidade do mais moderno sistema de votação do mundo: o voto eletrônico.

Nestas eleições 70% do eleitorado do Tocantins votará por meio da identificação biométrica. Por isso, todas as urnas que serão utilizadas neste Pleito já estão equipadas para garantir a votação biométrica. Nas zonas que ainda não possuem a tecnologia, o sistema não será ativado.

A separação das urnas de cada seção foi realizada durante as últimas semanas do mês de julho, conforme o seu modelo, identificando o destino de cada uma. As zonas eleitorais mais distantes da Capital já receberam os equipamentos, que estão sendo transportados seguindo criteriosas normas de segurança. Também estão sendo enviadas as mídias Flash Card e cartões de memória, além das cabines de votação e outros materiais.

Para este Pleito Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou 554 novas urnas eletrônicas, para substituição de equipamentos antigos.

Simulado Nacional

Ao chegarem aos cartórios, o carregamento das urnas é conferido seguindo as formalidades de recebimento. Os equipamentos ainda terão seus sistemas de funcionamento testados até o dia 13 de agosto, seguindo o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral.  A ação faz parte do Simulado Nacional de Urnas que, segundo o chefe da seção de voto informatizado e urnas eletrônicas do TER-TO, Francisco Moura Fé, possui o objetivo de garantir que as urnas estejam em perfeito funcionamento nas eleições municipais. “Durante os simulados poderemos identificar possíveis falhas persistentes e já trabalharmos em soluções para que as mesmas sejam corrigidas”, explicou Moura Fé.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.