UFTOJM
Campus da UFT em Palmas-TO

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional OPAJE “Formação em Comunicação, Jornalismo e Educação: práticas, saberes e novos olhares”, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro de 2016, no Auditório do Senac e no Campus  da UFT em Palmas. A realização é da UFT – Universidade Federal do Tocantins por meio do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) e do SINDJOR-TO – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Tocantins. O evento é gratuito e as inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônico  https://www.even3.com.br/opaje.

A palestra de abertura será com o vice-reitor da Universidade da Beira Interior (Portugal) e abordará o tema: Jornalismo no século XXI: Formação e profissão. O Seminário ainda apresentará quatro grandes debates: Big Data, Jornalismo e Formação; Ética e democracia na Comunicação/Jornalismo; políticas de formação, competências e profissionalização do comunicador/jornalista.

 A intenção dos organizadores é atrair profissionais, estudantes e pesquisadores para discutir temas essenciais tanto para o exercício da profissão quanto dos estudos e pesquisa na vida acadêmica. Para isso foram convidados professores de outras instituições de ensino do Brasil e de Portugal que participam do evento de forma voluntária.

VEJA TAMBÉM
Jornalista lança livro sobre Mídias Sociais para Igrejas

Além das mesas redondas, constam da programação Grupos de Trabalhos onde serão apresentadas experiências e formação em comunicação e jornalismo no Tocantins, distribuídos em cinco grupos: Comunicação, tecnologia e Formação; Jornalismo e Ação Profissional; Espaços de ação do profissional da Comunicação, Jornalismo e Educação; Temas interdisciplinares e transdisciplinares em Comunicação, Jornalismo e Educação; e Pesquisa e Extensão em Comunicação, Jornalismo e Educação.

Contam ainda na programação momentos culturais, de resgate da história da comunicação e do jornalismo na composição do Estado do Tocantins, e ainda o Prêmio OPAJE 2016 – História do Jornalismo: construindo comunicação e jornalismo no Estado do Tocantins, onde serão homenageados aqueles profissionais que colaboram para o jornalismo no Estado através da visão empreendedora e visionária de abraçar o exercício diário do fazer jornalismo, onde entre os homenageados está o saudoso Salomão Wenceslau.

São parceiros no evento a FIETO – Federação da Indústria do Tocantins, ENERGISA, SENAC, PPGCOM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da UFT, Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha. CONAC – Laboratório de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento, Instituto de Pesquisa e Extensão Comunicação, Linguagens e Sociedade (IPEX-COLIS-UFT), Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social (GEDGS-UNESP). (Com informações da Assessoria do OPAJE)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.