O evento, que acontece entre os dias 22 a 25, em Palmas, contará com palestras de Professores e escritores renomados como João Canavilhas, Rogério Christofoletti, Thais de Mendonça Jorge, Walter Teixeira Lima Junior e Nelson Russo de Moraes.

13590269_156826821394568_7725567123207666895_n“Formação em Comunicação, Jornalismo e Educação: práticas, saberes e novos olhares”. Este é o tema central do Seminário Internacional Opaje, que será realizado nos próximos dias 22 a 25 de setembro, em Palmas. O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Sindjor-TO – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins.

A abertura oficial é nesta quinta-feira, 22, às 19h, no auditório do Senac. A palestra de abertura será com o Dr. João Canavilhas que discutirá sobre jornalismo na web. O palestrante é Doutor pela Universidade de Salamanca e Licenciado em Comunicação Social na Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal. É docente, membro do Conselho Geral e Diretor do Mestrado em Jornalismo da UBI e estuda a narrativa jornalística para a Web, assunto que já foi tema de livros e artigos publicados por Canavilhas.

VEJA TAMBÉM
Aumenta o número de contratações no Tocantins, segundo Ministério do Trabalho

Palestras e mesas redondas – Além do Professor Dr. João Canavilhas, outros palestrantes de renome nacional da área de comunicação e educação irão participar do evento, como Rogério Christofoletti, Professor Dr. do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina; Thais de Mendonça Jorge, Professora da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília; Walter Teixeira Lima Junior, Professor Pós-Doutor da Universidade de São Paulo (USP) e Nelson Russo de Moares, Professor Dr. de Sociologia e Filosofia da Universidade Estadual Paulista.

Entre os assuntos que serão debatidos no evento estão Big Data, Jornalismo e Formação; Ética na comunicação; Convergência da Comunicação com os campos da Democracia e Gestão Social; Políticas de formação, competências e profissionalização do Comunicador/Jornalista e ainda História da Comunicação e do Jornalismo na composição do Estado do Tocantins.

Lançamento de livros e Grupos de Trabalho – Durante o Seminário Opaje terá ainda o lançamento de livros nas áreas de comunicação, jornalismo, educação, cultura e gênero. Esses livros contam com produções de alunos e professores que fazem parte do Opaje.  O lançamento acontecerá na sexta-feira, 23, no Hall do Auditório do Senac.

VEJA TAMBÉM
MPE pede o afastamento de secretários e servidores do Município de Palmas

OPAJE– O OPAJE se consolida como um organismo integrante da UFT com propostas multi e interdisciplinares, destinado a coordenar e executar atividades de pesquisas, estudos e extensão na confluência em Comunicação e Educação e áreas afins. Constitui-se de professores do Campus de Palmas, com abertura para pesquisadores de outros campus e instituições que demonstrem interesse nas discussões do Núcleo. Entre as atividades já realizadas pela OPAJE está a execução do curso de pós-graduação em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos.

Parceiros – São parceiros no evento a FIETO – Federação da Indústria do Tocantins, ENERGISA, SENAC, PPGCOM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da UFT, Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha, Instituto de Pesquisa e Extensão Comunicação, Linguagens e Sociedade (IPEX-COLIS-UFT), Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social (GEDGS-UNESP), Força Sindical e FESSERTO – Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins. (Com informações da Assessoria de Comunicação da OPAJE)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.