Da Redação – Ricardo Costa

Em reta final de campanha, Cláudia Lelis (PV), surpreende e se torna a grande surpresa da eleição
Cláudia Lelis (PV), surpreende e se torna a grande surpresa da eleição – Foto: reprodução

Considerando os números das últimas pesquisas e como cada candidato reagiu ao longo do processo eleitoral até aqui, não há dúvidas que a campanha da candidata Cláudia Lelis (PV) ganhou força e se confirmou como uma candidata forte a derrotar  o adversário Carlos Amastha, prefeito e candidato a reeleição.

Toda eleição é uma caixinha de surpresa, e o pleito deste ano parece não ser muito diferente dos demais. Quando a candidata Cláudia Lelis, vice-governadora do Tocantins, iniciou sua pré-campanha rumo à prefeitura de Palmas, o que se ouvia nas conversas e no meio político em geral, era que a mesma não agregaria condições de disputa. Contudo, Cláudia arregaçou as mangas e foi às ruas, fazendo uma pré-campanha ouvindo a cidade em pequenas reuniões com grupos e segmentos sociais em todas as regiões de Palmas e chegou a convenção com a maior e mais forte composição política para a disputa, o que lhe garantiu o maior tempo de TV na programação eleitoral.

Na campanha, mesmo enfrentando o forte desgaste do Governo, a crise na saúde e a greve dos servidores públicos, a candidata do PV mostrou força, conseguiu se afastar do desgaste pela responsabilidade das dificuldades administrativas que o governo enfrenta e o que parecia ser o fim de uma candidata aliada ao Palácio Araguaia, se tornou na grande surpresa da disputa. O atrelamento da imagem de Cláudia a de Marcelo Miranda não surtiu os efeitos que seus adversários calcularam e a candidata começou a crescer vertiginosamente nas intenções de votos e contrariou todas as previsões que que lhe eram contrárias inicialmente.

VEJA TAMBÉM
Empresa planeja investir R$100 milhões em energia limpa no Tocantins
Em reta final de campanha, Cláudia Lelis (PV), surpreende e se torna a grande surpresa da eleição
Cláudia Lelis (PV), durante comício na região norte de Palmas

É sabido e notório pelos dois principais grupos políticos (ligados a Raul e Amastha), que Cláudia Lelis cresceu e cresceu muito, causando forte preocupação a ambos os candidatos, fazendo com que os ataques contra a única candidata mulher da disputa em Palmas se tornem cada vez mais contundentes nos programas eleitorais.

No debate promovido pelo SBT em Palmas, na última sexta-feira, a candidata se saiu bem, surpreendendo e angariou muitos votos de indecisos e também tirou votos dos dois principais candidatos. Foi o primeiro debate televisivo que Cláudia Lelis participou, enfrentando políticos do nível de Carlos Amastha e Raul Filho, considerados grandes debatedores.amastha
Pois bem, caros leitores, quando iniciou a campanha, o que se ouvia de muita gente era que a eleição seria decidida entre Raul e Amastha, porém hoje o cenário mudou e Cláudia entrou na disputa pelo comando do Paço Municipal. Neste sábado, 24, na região norte de Palmas, a candidata reuniu milhares de pessoas em mais um comícios e finalizou a semana com a maior reunião pública dentre os postulantes a prefeitura de Palmas. Amastha e Raul Filho também fizeram comícios, no Taquari e na 303 Norte, respectivamente, mas considerando o número de público presente em cada evento, Claudia saiu com larga vantagem diante de seus principais opositores.

A rejeição aos candidatos Carlos Amastha (PSB) e Raul Filho (PR) tem feito com que muitos eleitores migrem seus votos para a candidata da coligação “Frente por Palmas”, e a tendência é esse crescimento natural ganhar ainda mais força nessa reta final, última semana da campanha antes da da eleição dia 2 de outubro.

VEJA TAMBÉM
Em último comício que reuniu cinco mil pessoas no setor Santa Bárbara, Cláudia Lélis diz que não existe mais grupo “A ou B”

O candidato Amastha mesmo com a rejeição em alta segue liderando as pesquisas, agora com uma diferença menor, e não é impossível de ser revertida nessa reta final. Uma coisa os adversários precisam admitir: O marketing do candidato Amastha e as propagandas foram muitos bem feitas e ele consegue se sobrepor aos adversários através de argumentos diretos, sempre numa tentativa de jogar a população contra seus adversários.

Já Raul Filho, mesmo enfrentando algumas dificuldades internas na campanha, reagiu com sua militância na última semana.

Embora muita coisa já tenha acontecido no pleito deste ano em Palmas, pode-se afirmar que não tem nada decidido por enquanto. Quinta-feira é  dia de debate promovido pela TV Anhaguera. Além disso, haverá também intensa movimentação por parte de todas as campanhas na Capital. Faltando seis dias para a eleição, a semana começa com a disputa indefinida, podendo ser eleito um dos três principais candidatos.

Pois é, é isso aí, agora é aguarda a eleição no próximo domingo.

MIRACEMA – Em Miracema do Tocantins, um novato na politica, Moisés da Sercon deverá levar com facilidade a eleição no município contra a atual prefeita Magda Borba.

PARAÍSO – Em Paraíso do Tocantins Moisés Avelino caminha para obter mais um mandato à frente da Prefeitura.

GURUPI – Laurez Moreira segue com a campanha tranquila em Gurupi e também deve ser reeleito.

PORTO NACIONAL – Em Porto Nacional, Otoniel tem uma leve vantagem à frente do candidato Joaquim Maia.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.