Tocantins não terá horário de verão esse ano
Tocantins não terá horário de verão esse ano

O Tocantins não terá horário de verão este ano, que começa a partir no dia 16 de outubro e segue até o dia 19 de fevereiro de 2017. Apesar de não estar incluído na mudança, os moradores do estado devem estar atentos ao funcionamento de bancos e voos nos aeroportos que seguem para Brasília.

A medida busca proporcionar economia de energia, aproveitando o maior tempo de incidência da luz do sol. O horário de verão será adotado pelo Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

A medida afeta principalmente o consumo de energia no horário de pico, entre 18h e 21h. Na temporada passada, entre o fim de 2015 e o início de 2016, a adoção do horário de verão reduziu a demanda por eletricidade em 2,6 mil megawatts (MW), ou 4,5% do consumo médio dessas três regiões.

A queda no consumo permitiu ao país poupar água dos reservatórios de hidrelétricas nessas regiões. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Brasil também economizou R$ 162 milhões ao reduzir a necessidade de uso das usinas termelétricas, que têm energia mais cara.

VEJA TAMBÉM
Sindicatos dos servidores públicos querem discutir acordo de data base com secretário de administração

Bancos
Quem mora no Tocantins precisa ficar atento aos novos horários de funcionamento das agências e correspondentes. Apesar dos bancários estarem em greve por tempo indeterminado, a partir de segunda-feira (19) o horário de atendimento começa uma hora mais cedo e também termina com uma hora de antecedência.

Os Correios informam que o horário de atendimento das agências do Estado permanece normal, das 9h às 17h. Em Araguaína e Palmas, o horário limite de postagem, para o objeto seguir no mesmo dia com destino a outro estado, será reduzido em uma hora. Nas demais cidades não haverá alteração.

Aeroportos
Segundo informações da Infraero, os aeroportos nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país funcionarão de acordo com a programação do horário de verão. Porém, os estados das regiões Norte, entre eles o Tocantins, e Nordeste não entrarão no regime.

Deste modo, a Infraero recomendou que, “em caso de dúvidas sobre horários de voos, os passageiros entrem em contato com as respectivas companhias aéreas.”

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.