palmas-to
Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas começa nesta terça-feira, 18

Terá início na noite desta terça-feira, 18, a terceira edição da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit 2016). A Feira acontecerá no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), localizado na quadra 1.501 Sul, Avenida Teotônio Segurado, e prossegue até a próxima sexta-feira, 21.

A Feira oferece várias atividades, como exposição de trabalhos de alunos de escolas da rede pública, particulares, e instituições de ensino superior públicas e privadas do Tocantins, além de atividades da educação infantil por meio do Projeto Berço de Talentos. Ao fim da Fecit, serão eleitos trabalhos de destaque elaborados por alunos do ensino fundamental, médio regular, médio técnico, superior e EJA. Também será escolhido um trabalho do ensino fundamental da rede municipal de ensino, que representará a Fecit 2016, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo, em março de 2017.

Para esta terceira edição foram selecionados 54 projetos que estarão expostos à visitação durante a Feira. Paralelo a exposição dos trabalhos, acontecerá um Seminário com 19 palestras e 19 oficinas temáticas, abertos ao público, nos dois turnos. As inscrições para essas atividades serão realizadas no local do Evento.

Abertura

 A abertura oficial da Fecit 2016 acontecerá às 19h30, desta terça-feira, 18, no Auditório Central do Ceulp/Ulbra e será marcada por apresentações culturais da Orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, do Coral do Ceulp/Ulbra e por uma apresentação teatral da Universidade da Maturidade (UMA). Após as apresentações, haverá a palestra magna “Movimento científico para jovens como caminho para o empreendedorismo e novos talentos”, proferida pelo professor doutor, Ivo Leite Filho.

A Feira

A Fecit é um projeto de autoria da professora Monique Vermuth Figueras, realizada anualmente pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), com apoio de diversas instituições.

A Feira constitui em um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes envolvidos numa grande mostra de projetos, assumindo assim um papel social que incentiva a criatividade e a inovação em estudantes de educação básica, regular ou técnica e superior, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências.

São parceiros da edição 2016 da Fecit, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Tocantinense de Pós Graduação (ITOP), Faculdade Católica do Tocantins (Facto), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fecomércio, Universidade da Maturidade (UMA), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Sedem), Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), e representantes da sociedade civil.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.