Hotel 10 Palmas - FOTO Divulgação Hotel 10
Hotel 10 Palmas – FOTO Divulgação Hotel 10

Os viajantes que procurarem por opções de hospedagem com práticas ambientalmente sustentáveis vão encontrar no Tocantins o Hotel 10, em Palmas, que acaba de ser reconhecido como “green partner” –  parceiro verde do programa Ecolíderes, do TripAdvisor. Reaproveitar água da chuva, utilizar lâmpadas do tipo LED, ter nos apartamentos aparelhos com economia comprovada de energia elétrica, infraestrutura da construção adaptada para locais com clima predominantemente quente, entre outras ações, levaram ao credenciado do hotel com o importante selo internacional.

O selo não pode ser adquirido, mas conquistado a partir de ações que proporcionem proteção ao meio ambiente e atendam a uma série de normas exigidas pelo programa. Uma das práticas do Hotel 10 destacadas é o uso de sistemas para captação de água da chuva e da água que é descartada pelos aparelhos de ar condicionado. A economia estimada é de 400 mil litros por ano. A água reaproveitada é utilizada nos vasos sanitários de todos os banheiros do hotel.

Outra prática importante é o uso de trocadores de calor. A tecnologia permite transferir a energia térmica de um meio para outro, no caso, da área externa do hotel (temperatura ambiente) para a água utilizada nos chuveiros dos apartamentos. Isso permite com que a água seja aquecida sem o uso da energia elétrica.

A infraestrutura do Hotel 10 também considerou o clima de Palmas, uma vez que as paredes externas do empreendimento foram construídas com uma camada de EPS (isopor), o que promove isolamento térmico na parte interna do prédio, amenizando o calor e ampliando a eficiência dos aparelhos de climatização.

Para o proprietário do Hotel 10 em Palmas, Marcos Koche, o selo Ecolíder Ouro é importante porque atesta as iniciativas do hotel, que se preocupa com a questão ambiental sem dispensar serviços de qualidade e com custo justo. “Todo o hotel é organizado sob a ótica ambiental. Usamos lâmpadas LED e 90% dos aparelhos de ar condicionado são do modelo inverter, que geram mais economia de energia. Os hóspedes recebem orientações sobre reuso de toalhas e nosso lixo reciclável é separado e disponibilizado para uma cooperativa de catadores de Palmas, entre outras ações”, destacou.

O programa

O programa da TripAdvisor, que concede o selo Ecolíder, foi desenvolvido com o apoio de consultorias nacionais e internacionais e especialistas em práticas sustentáveis. O programa das Nações Unidas para o meio ambiente foi um dos consultados para a elaboração das normas para receber o selo.

Realizador do programa, o TripAdvisor é um reconhecido site de viagens que auxilia turistas a planejarem suas viagens com dicas de outros viajantes, entre outros recursos. Conforme dados do site, a média é de 350 milhões de visitantes por mês (dados aferidos em julho de 2015). Na busca, as opções de hospedagem com o selo Ecolíder são identificadas de forma diferenciada.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.