Universidade Aberta do Brasil ofertará o curso de Licenciatura de Geografia em Palmas

A previsão é que as aulas comecem em março de 2017.

171

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecerá, no Polo de Palmas, o curso de Licenciatura em Geografia. O anúncio foi feito pelo professor Fernando Luiz Araújo Sobrinho da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do curso de Geografia, que esteve em Palmas, nesta terça-feira, 1º de novembro.

O curso será ofertado na modalidade à distância, por meio da Plataforma Moodle e com encontros presenciais e terá duração de quatro anos. A previsão é que as aulas comecem em março de 2017. O edital com mais informações deve ser divulgado em breve. O Polo de Palmas funciona no Colégio da Polícia Militar.

O professor Fernando participou de uma reunião com a coordenadora do Polo de Palmas, Marília dos Santos Maciel; com a gerente de Educação a Distância da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Maria da Penha Barbosa; e com a diretora de Educação Profissional da Seduc, Silvana Medeiros Leal.

Governo do Tocantins
Governo do Tocantins

Na reunião, o professor Fernando compartilhou histórias de êxitos dos cursos realizados nos polos distribuídos pelo Brasil. “Esse curso oportuniza ao aluno a inserção no mercado de trabalho e formação ao professor que está atuando na sala de aula sem a formação devida. Ele terá a mesma carga horária e os mesmos benefícios de um aluno que esteja cursando o presencial na UnB, como participar da Semana Acadêmica e carteira de estudante”, frisou.

VEJA TAMBÉM
Inscrições de concurso para Procurador do Município de Palmas seguem até o dia 12

“Nos encontros presenciais, que ocorrem ao longo do semestre, acontecem as aulas de laboratório, atividades de campo e avaliação”, explicou o professor Fernando. Ele lembrou que o curso será ofertado de forma gratuita.

De acordo com Marília, foi realizado um levantamento na região de Palmas e constatou-se que há um déficit de 70 professores de Geografia na rede pública. “Por isso é importante ofertamos esse curso”, frisou.  Na reunião foram discutidos os itens que constarão no edital, como número de vagas, se haverá aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a abertura para o ingresso de alunos que já são graduados.

A Universidade Aberta do Brasil é um programa do Governo Federal desenvolvido em parceria com universidades públicas, com as secretarias de Estado da Educação e com os municípios, e tem a finalidade de oportunizar o ingresso nas universidades das pessoas que tem dificuldades de acesso a cursos superiores.

Atualmente o Polo de Palmas oferta cinco cursos por meio da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e dois por meio da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.