lista-anos-2000O portal de música cristã Super Gospel, em comemoração aos seus 15 anos de existência, publicou várias listas comemorativas. Uma dentre as de maior destaque se deu pela seleção dos 100 melhores álbuns da década de 2000. O projeto reuniu a equipe do site, além de alguns historiadores culturais.

A seleção trouxe discos de grande notoriedade comercial durante a década, como Preciso de Ti, do Diante do Trono (21º lugar), O Poder do Teu Amor, de Aline Barros (34º) e Olha pra Mim, do Toque no Altar (24º). Ao mesmo tempo, a lista apresentou artistas alternativos, como a banda Crombie (36º), Novo Tom (44º) e o duo Baixo & Voz (46º).

Alguns artistas, por sua vez, apareceram mais de uma vez na lista. É o caso do cantor e compositor capixaba Lucas Souza, com o álbum Capturado. Um de seus títulos mais recentes, Cidade do Amor, foi produzido pelo seu irmão, o cantor SILVA, e ficou entre os dez mais ranqueados. A banda Apocalipse 16 alcançou o terceiro lugar com 2ª Vinda a Cura, enquanto o primeiro lugar esteve com Gerson Borges.

Os dez primeiros colocados, em grande parte, foram de artistas independentes. Entre eles, a banda catarinense Aeroilis, que despontou em 2004. Veteranos como João Alexandre (4º), Fruto Sagrado (5º) e Brother Simion (11º) também se fizeram presentes, a frente de outros grupos e intérpretes como Oficina G3, Kleber Lucas e Diante do Trono.

Apesar da versatilidade, o historiador cultural e músico João Dias, que participou da lista, não enxerga a década de 2000 de forma positiva. Ele acredita que os gêneros alternativos ficaram de lado e que parte da culpa deve-se à imprensa. “Essa mídia passou a valorizar excessivamente os chamados ‘movimentos de louvor e adoração’ com letras cada dia mais humanistas, empurrando artistas mais verticais ou que cantavam sobre situações da vida, injustiças sociais e outros para a obsolescência”.

Confira os dez primeiros colocados da lista:

10º: Cidade do Amor – Lucas Souza
9º: Gosto Tanto – Edson e Tita
8º: Acústico – DJ Alpiste
7º: Aeroilis – Aeroilis
6º: Menestrel – Roberto Diamanso
5º: O que na Verdade Somos – Fruto Sagrado
4º: Do Outro Lado do Mar – João Alexandre
3º: 2ª Vinda – A Cura – Apocalipse 16
2º: Mata do Tumbá – Carlinhos Veiga
1º: A Volta do Filho Pródigo – Gerson Borges

gospel prime

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.