Da Redação JM Notícia – Dermival Pereira

Vereador Folha é eleito presidente da Câmara de Palmas
Vereador Folha é eleito presidente da Câmara de Palmas

O vereador José do Lago Folha (PSD) venceu a eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Palmas na tarde deste domingo agora a pouco com 11 votos. Seu opositor, vereador Ivory de Lira (PPL) obteve 8 votos. Ivory que agora retorna à Casa de Leis, já presidiu o legislativo por quatro anos.

A sessão foi aberta pelo vereador mais votado, Léo Barbosa (SD), que deu posse aos vereadores e após esse momento, a eleição da Mesa Diretora da Casa foi realizada.

Oposicionista Léo Barbosa foi eleito vice-presidente da Câmara de Palmas.
Oposicionista Léo Barbosa foi eleito vice-presidente da Câmara de Palmas.

Nos bastidores, a base governista contava com o apoio de 13 vereadores para eleger Folha (PSD), presidente, no entanto, ao abrir as urnas, Folha obteve apenas 11 votos. Governistas falam em traição.

Após eleito, o novo presidente disse que está preparado para dar uma nova cara a Casa de Leis e teceu críticas ao ex-presidente Rogério Freitas (PMDB): “Estou preparado para dar uma nova cara esse parlamento, com transparência e visibilidade e principalmente com a representação que essa Casa tem em Palmas”, afirmou.

À imprensa, o novo presidente afirmou que a Câmara precisa dá  transparência ao que acontece dentro do legislativo, teceu duras criticas a oposição e diz que ela não se comportava como deveria: “temos muitas demandas, a Casa precisa fiscalizar seu processos, precisa dar transparência ao que tem acontecido aqui nos últimos tempos, pois é preciso dar uma resposta a sociedade principalmente porque passou um ano difícil com uma oposição sistemática, cega que não se comportava como deveria.

VEJA TAMBÉM
Em Taquaruçu, Léo Barbosa reúne cerca de 1200 pessoas durante comício e se diz confiante no resultado das urnas

PLANTA DE VALORES

 Na ocasião, o vereador relembrou o fato do último dia 30 de dezembro, onde a Câmara rejeitou os aumentos de impostos e taxas propostos pelo executivo e arquivou os projetos do executivo. “Um exemplo claro, foi a não votação da Planta de Valores, o orçamento e vários projetos de leis que está a quase um ano parado nesta Casa”, criticou.

Questionado se colocará os projetos de leis que reajustam impostos em Palmas, Folha não descartou a possibilidade e afirmou que está verificando a lei: “Se houver brecha na “Noventena”, iremos colocar em apreciação”, disse Folha.

ELEITOS

Para escolha da nova Mesa Diretora da Casa de Leis, foi registrada duas chapas:

Governistas

Folha (PSD)– Presidente
Vandim da Cerâmica (PSDC) – 1º vice-presidente
Vanda Monteiro – 1ª secretária – 10 votos
Jucelino Rodrigues 2º secretário – 12 votos
Etinho Nordeste 3º secretário – 11 votos

Oposição

Ivory de Lira (PPL) – Presidente – 08 votos
Léo Barbosa (SD) – 1º vice-presidente – 10 votos
Júnior Geo (Pros) – 1º Secretário – 09 votos
Milton Neris (PP) 2º Secretário – 07 votos
Lúcio Campelo (PR) 3º Secretário – 08 votos

VEJA TAMBÉM
Prefeito Carlos Amastha, vereadores e suplentes são diplomados pela Justiça Eleitoral

Após votação, o vereador Folha, atual vice-presidente foi eleito com 11 votos a 08 contra Ivory de Lira. Para a vice-presidência, foi eleito com apoio de governistas, o oposicionista Léo Barbosa (SD). Vanda Monteiro venceu o vereador Júnior Geo (Pros) por 10 votos a 09 e foi eleita 1ª secretária.

Durante votação da nova Mesa Diretora da Câmara de Palmas
Durante votação da nova Mesa Diretora da Câmara de Palmas

Para o cargo de 2º secretário foi eleito Jucelino Rodrigues com 12 votos a 7 contra Milton Neris.  E na 3ª secretaria foi eleito o vereador Etinho Nordeste com 11 votos a 8 contra o vereador Lúcio Campelo.

????????????????????????????????????
Assinatura de posse de prefeito de Palmas – Foto: Divulgação

Na ocasião, também foi empossado o prefeito de Palmas, Carlos Amastha e a vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). O evento contou com a presença do senador da República, Ataídes Oliveira, pastor Amarildo Martins, presidente estadual das Assembleias de Deus Madureira, pastor Claudemir Lopes, secretários municipais e ex-vereadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.