Da Redação JM Notícia – Dermival Pereira

Vereador Folha é eleito presidente da Câmara de Palmas
Vereador Folha é eleito presidente da Câmara de Palmas

O vereador José do Lago Folha (PSD) venceu a eleição para presidente da Câmara de Vereadores de Palmas na tarde deste domingo agora a pouco com 11 votos. Seu opositor, vereador Ivory de Lira (PPL) obteve 8 votos. Ivory que agora retorna à Casa de Leis, já presidiu o legislativo por quatro anos.

A sessão foi aberta pelo vereador mais votado, Léo Barbosa (SD), que deu posse aos vereadores e após esse momento, a eleição da Mesa Diretora da Casa foi realizada.

Oposicionista Léo Barbosa foi eleito vice-presidente da Câmara de Palmas.
Oposicionista Léo Barbosa foi eleito vice-presidente da Câmara de Palmas.

Nos bastidores, a base governista contava com o apoio de 13 vereadores para eleger Folha (PSD), presidente, no entanto, ao abrir as urnas, Folha obteve apenas 11 votos. Governistas falam em traição.

Após eleito, o novo presidente disse que está preparado para dar uma nova cara a Casa de Leis e teceu críticas ao ex-presidente Rogério Freitas (PMDB): “Estou preparado para dar uma nova cara esse parlamento, com transparência e visibilidade e principalmente com a representação que essa Casa tem em Palmas”, afirmou.

À imprensa, o novo presidente afirmou que a Câmara precisa dá  transparência ao que acontece dentro do legislativo, teceu duras criticas a oposição e diz que ela não se comportava como deveria: “temos muitas demandas, a Casa precisa fiscalizar seu processos, precisa dar transparência ao que tem acontecido aqui nos últimos tempos, pois é preciso dar uma resposta a sociedade principalmente porque passou um ano difícil com uma oposição sistemática, cega que não se comportava como deveria.

VEJA TAMBÉM
APMP diz que ADIN movida por Amastha contra procuradores não é unanidade na Câmara

PLANTA DE VALORES

 Na ocasião, o vereador relembrou o fato do último dia 30 de dezembro, onde a Câmara rejeitou os aumentos de impostos e taxas propostos pelo executivo e arquivou os projetos do executivo. “Um exemplo claro, foi a não votação da Planta de Valores, o orçamento e vários projetos de leis que está a quase um ano parado nesta Casa”, criticou.

Questionado se colocará os projetos de leis que reajustam impostos em Palmas, Folha não descartou a possibilidade e afirmou que está verificando a lei: “Se houver brecha na “Noventena”, iremos colocar em apreciação”, disse Folha.

ELEITOS

Para escolha da nova Mesa Diretora da Casa de Leis, foi registrada duas chapas:

Governistas

Folha (PSD)– Presidente
Vandim da Cerâmica (PSDC) – 1º vice-presidente
Vanda Monteiro – 1ª secretária – 10 votos
Jucelino Rodrigues 2º secretário – 12 votos
Etinho Nordeste 3º secretário – 11 votos

Oposição

Ivory de Lira (PPL) – Presidente – 08 votos
Léo Barbosa (SD) – 1º vice-presidente – 10 votos
Júnior Geo (Pros) – 1º Secretário – 09 votos
Milton Neris (PP) 2º Secretário – 07 votos
Lúcio Campelo (PR) 3º Secretário – 08 votos

VEJA TAMBÉM
Vereador Filipe Fernandes confirma rompimento com prefeito Amastha

Após votação, o vereador Folha, atual vice-presidente foi eleito com 11 votos a 08 contra Ivory de Lira. Para a vice-presidência, foi eleito com apoio de governistas, o oposicionista Léo Barbosa (SD). Vanda Monteiro venceu o vereador Júnior Geo (Pros) por 10 votos a 09 e foi eleita 1ª secretária.

Durante votação da nova Mesa Diretora da Câmara de Palmas
Durante votação da nova Mesa Diretora da Câmara de Palmas

Para o cargo de 2º secretário foi eleito Jucelino Rodrigues com 12 votos a 7 contra Milton Neris.  E na 3ª secretaria foi eleito o vereador Etinho Nordeste com 11 votos a 8 contra o vereador Lúcio Campelo.

????????????????????????????????????
Assinatura de posse de prefeito de Palmas – Foto: Divulgação

Na ocasião, também foi empossado o prefeito de Palmas, Carlos Amastha e a vice-prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB). O evento contou com a presença do senador da República, Ataídes Oliveira, pastor Amarildo Martins, presidente estadual das Assembleias de Deus Madureira, pastor Claudemir Lopes, secretários municipais e ex-vereadores.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.