Drenagem-araguaína
Prefeitura de Araguaína realiza obras de drenagem

Visando a solução dos problemas de drenagem no município, a Prefeitura de Araguaína está intensificando as obras de drenagens na cidade. De acordo com a órgão, durante o primeiro mandato do Prefeito Ronaldo Dimas (PR), mais de 30 mil metros de drenagem foram implantados na cidade, além da execução de trabalho periódico de limpeza de bocas de lobo, córregos e canais, e obras emergenciais, priorizando os setores que sofriam com alagamentos, erosões e risco de desabamentos.

Dando continuidade aos trabalhos está em fase de desenvolvimento, estudo e cálculo hidrológico a implantação de bacias de detenção das águas das chuvas, melhorando a qualidade de vida da população através da redução dos riscos de ocorrência de eventos indesejáveis como os alagamentos. “Por se tratar de obras prioritárias, a execução da implantação das bacias será ainda neste ano”, afirmou o secretário da infraestrutura, Simão Moura Fé.

O secretário explica que a bacia de detenção, contenção, armazenagem e amortecimento, é um reservatório para armazenamento temporário das águas das chuvas, liberando lentamente a água acumulada, garantindo que o sistema de macrodrenagem funcione com eficiência e de maneira controlada.

As primeiras bacias de detenção implantadas em Araguaína serão a do córrego Canindé à jusante do Parque Cimba, e a do córrego Neblina, a partir da Rua Belo Horizonte, na Vila Goiás.

Macrodrenagem
A proteção de nascentes é outro projeto que já se encontra em execução e será ampliado com a implantação de parques ecológicos de proteção ambiental na cidade, garantindo a preservação da mata ciliar dos córregos e proporcionando novos espaços de lazer para a comunidade.

Além do Parque Cimba, já implantado, o sistema de drenagem executado entre os setores Jardim das Mangueiras e Universitário antecede as obras do Parque Nascente Neblina e as obras de drenagem executadas na região Oeste antecedem a implantação do Parque São Miguel. Está prevista ainda a implantação do Parque Xixebal, que abrangerá toda a região desde o Setor Xixebal, Nova Araguaína, o Residenciais Lago Azul.

No Plano de Macrodrenagem foram executadas e estão em andamento obras de canalização de córregos, transposição de bacias e diversas drenagens com implantação de sarjetas, bueiros e galerias. Entre os setores beneficiados estão Raizal, Tereza Hilário, Araguaína Sul, Maracanã, Oeste, Universitário, Nova Araguaína, Xixebal, Santa Helena, Jardim Paulista e Jardim das Mangueiras. (Da Assessoria da imprensa da Prefeitura de Araguaína)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.