Barbiero propõe políticas permanentes para pessoas com deficiência

O deputado estadual Alan Barbiero (PSB) deu entrada em dois Projetos de Lei na Assembleia Legislativa que tratam sobre a criação das “Olimpíadas Estaduais das Pessoas com Deficiência” e a criação da “Semana Estadual da Pessoa com Deficiência”. Segundo o parlamentar, é necessário que a inclusão das pessoas com deficiência seja pauta o ano todo para que governos e sociedade discutam e aprimorem as políticas públicas praticadas. “Nós não preparamos o país, o estado e as cidades para que estas pessoas tenham qualidade de vida”.

Barbiero defendeu que as APAES já desenvolvem um trabalho de grande importância e precisa de maior apoio. Mas é preciso também fazer um trabalho que prepare todos os espaços para que as pessoas com deficiência tenham cidadania e qualidade de vida. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE- Censo 2010), somente no Tocantins são mais de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência. “Temos datas importantes como o Dia internacional da Síndrome de Down (21 de março), o Dia Mundial do Autismo (02 de abril) e o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), mas é preciso mais. Temos pessoas com deficiências intelectuais, auditivas, visual, de locomoção e é preciso fortalecer ações propositivas para toda essa população”, disse.

Pelo Projeto de Lei, a “Semana Estadual da Pessoa com Deficiência” ocorrerá na segunda semana do mês de junho. Dentre as ações serão realizadas campanhas que abordem a integração plena, a reinserção, a prevenção, a conscientização e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência. O deputado também explicou que que essa é uma semana para chamar os órgãos públicos e a iniciativa privada para que elas apresentem ações em benefício das pessoas com deficiência. “A ideia é de que de que municípios e cada secretaria de Estado possam apresentar as atividades que foram desenvolvidas durante o ano e que irão desenvolver. Esse é o momento de prestação de contas, de relatórios e de discussão”.

Olímpiadas Estaduais das Pessoas com Deficiência

Neste Projeto de Lei, Barbiero defende que seja implantando no calendário desportivo anual do Estado, na terceira semana do mês de agosto, as “Olimpíadas Estaduais das Pessoas com Deficiência”. A exemplo dos Jogos Paradesportivos Estudantis do Tocantins (Parajets), este será restrito à participação de pessoas com deficiência.

Em sua argumentação, o parlamentar falou da importância do esporte para a motivação e ressocialização das pessoas com deficiência. Ainda segundo ele, estados como o Rio Grande do Sul, Roraima dentre outros já trabalham com um calendário de paradesporto e tem conseguido ótimos resultados. “O esporte é uma forma de motivação para a reabilitação e para a vida de algumas pessoas com deficiência. Através da ressocialização que ele proporciona, muitos acabam se reencontrando. Inclusão é mais que aceitar as diferenças, é acolhê-las”, concluiu. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.