Da Redação do JM Notícia

Ataídes solicitou Audiência Pública debater juros dos cartões de crédito

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado, presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB), realizará audiência pública para discutir as altas taxas de juros cobradas pelas principais bandeiras de cartões de crédito.

O requerimento apresentado, nesta semana, pelo senador cita que a taxa de juros do cartão de crédito subiu e bateu novo recorde no início deste ano. O imposto chegou a 486,8% ao ano, em janeiro. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão.

“A nossa intenção é que os convidados possam explicar e esclarecer o alto valor da taxa de juros sobre o rotativo do cartão de crédito que chega a 484% ao ano, isso é um absurdo” ressaltou Ataídes.

A taxa de juros Selic, que é o máximo que o dinheiro pode render em um investimento, é de 12,25% ao ano. Enquanto isso, quando é tirado do bolso do consumidor, o valor pago é de 484%. “Os cartões colocam a culpa na inadimplência, mas mesmo assim o valor é exorbitante. Temos que mudar essa realidade.”, frisou o senador de Tocantins.

VEJA TAMBÉM
Ataídes Oliveira consegue acréscimo de R$ 360 mil no orçamento anual para a UPA de Tocantinópolis

 Outras audiências
Também foram aprovados mais cinco requerimentos para a realização de audiências. Um deles trata sobre a transparência no uso dos recursos e demais assuntos relacionados ao Sistema S. Outro vai discutir a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite às companhias aéreas cobrar pelo despacho de bagagem dos passageiros.

A Comissão ainda aprovou audiência pública sobre as denúncias referentes à Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal, com a participação, entre outros convidados, do procurador-geral da República Rodrigo Janot.

Estão previstos, ainda, outros debates: sobre a situação administrativa e financeira da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), e sobre as obras das Ferrovias Transnordestina e Norte-Sul, além da transposição do Rio São Francisco. As reuniões ainda não têm datas marcadas para acontecer.

Todos os requerimentos foram apresentados pelo senador Ataídes. (Da Assessoria de Imprensa do Senador Ataídes Oliveira). 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.