Aconteceu nesta quinta-feira, 15, no auditório da Ordem dos Advogados do Amapá a implantação da ALEA – Academia de Letras Evangélica Amapaense e diplomação de seus 25 membros vitalícios e fundadores.

A entidade tem por fim o fomento à cultura evangélica, sendo uma instituição de cunho literário, linguístico, cultural, científico, eclesiástico e filosófico que reúne uma quantidade limitada de membros vitalícios, numa tradição iniciada no século XVII com a Academia Francesa.

A ALEA é constituída por 25 (vinte e cinco) membros efetivos e perpétuos, doravante denominados de “imortais” por força da perenidade de sua produção literária, científica, cultural e artística, escolhidos entre cidadãos brasileiro, amapaenses de notável saber e produção literária ou científica, que, em regra, tenham publicado obras de reconhecido saber artístico, cultural, filosófico , científico ou livros de valor literário.

Apesar de levar em sua nomenclatura “LETRAS”, a ALEA é uma confraria que reúne notáveis em várias área do conhecimento humano, como aliás acontece em outras academias do tipo no mundo: jornalistas, teólogos, escritores, filósofos, pastores, poetas, diplomatas, médicos, advogados, dentre outras profissões. Todos com nível superior, com teses e artigos científicos defendidos, apresentados e publicados, a maioria com várias publicações literárias. Também foi dado posse à mesa diretora da entidade, presidida pelo Reverendo Dr Oton Miranda de Alencar.

A festividade está inclusa no calendário oficial do centenário da Assembleia de Deus no Amapá. Após o evento, um coquetel foi servido aos convidados. Os novos membros da ALEA são os seguintes: Oton Miranda de Alencar, Orley Miranda de Alencar, Besaliel de Oliveira Rodrigues, Ézer Belo das Chagas, Iaci Pelaes dos Reis, Juracy de Almeida Alencar, Cláudio Roberto de Melo Martins, Otinaracy Alencar da Silva, Rodrigo Lima Júnior, Benedito Brito Rodrigues, Guaracy Júnior, Horácio Maurien Ferreira de Magalhães, Sulamir Monassa de Almeida, Adivaldo Vitor Barros Júnior, Fábio Santana dos Santos, Ester Farias da Silva, Gesiel de Souza Oliveira, Simone Maria Palheta, Paulo Alberto Santos, Paulo Henrique Campelo Barbosa, Kelson Abraão Assis de Almeida, Mirlene Silva de Araújo Soares e Elizomar Pereira Alves.

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.