Da Redação JM Notícia

 

Inúmeras igrejas evangélicas adaptaram as famosas festas juninas para os preceitos da religião, retirando a adoração a santos católicos e as bebidas alcoólicas e incluindo músicas gospel e comidas típicas.

O que para muitas igrejas é algo normal e já faz parte do calendário de eventos, para outras é um verdadeiro “absurdo” e o debate teológico diverte opiniões.

O UOL conversou com o pastor Cristiano Mendes da Congregação Luterana São Paulo, de Curitiba, que é favorável a realização das festas juninas evangélicas.

Imagem da festa da Igreja Bola de Neve

“Alguns pastores, que são muito radicais, acham que tudo o que não é evangélico é errado. Mas aproveitamos uma festa boa e tiramos aquilo que pode ter erro e fazemos a festa apenas para a congregação”, declarou.

Cada denominação dá um nome diferente para sua festa, entre os mais usados estão “festa do crentão”, “arraiá gospel”, “festa caipira” e outros. Denominações como Bola de Neve, Igreja Renascer em Cristo, e outras neopentecostais realizam esses eventos todos os anos e atraem milhares de pessoas.

VEJA TAMBÉM
'Deus' é a palavra mais cantada nas músicas gospel, mostra levantamento

Ao UOL a líder do grupo de louvor da Igreja Batista em Itamotinga, interior da Bahia, descorda desse tipo de festa nas igrejas e usa a morte de João Batista para sustentar seus argumentos.

“Em uma passagem, a filha de Herodes [Salomé] pede a cabeça de João Batista. E muitos gritam [quando veem a cabeça decapitada]: ‘Viva são João’. João é um grande homem de Deus, e a gente não comemora. Por isso tiram a cabeça dele”, declarou ela sem saber que as passagens bíblicas não mencionam nada sobre essa declaração.

Na Igreja Presbiteriana do Brasil em Funcionário IV, em João Pessoa (PB), os jovens saem em retiro. “Não comemoramos, só aproveitamos a data para ficarmos em comunhão, palavra e oração. A nossa maior preocupação é quanto a nossos jovens não se sentirem atraídos pelos festejos pagãos e acabarem indo para outra comemoração além da igreja. Por isso alugamos um local, onde possamos ficar um pouco distante dos festejos e lá glorificar a Deus”, disse o diácono Diego Monteiro Pacheco.

VEJA TAMBÉM
Doria faz convite para 'Marcha para Jesus 2017' de São Paulo

Tocantins

No Tocantins, na cidade de Palmas, a Assembleia de Deus Esperança, liderada pelo pastor Sebastião Tertuliano está realizando a Festa da Roça, no estilo festa junina. A festa será realizada no dia 01 de julho.

Veja o vídeo da chamada:

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.
  • Anatolino

    Não acho errado, tenho certeza.
    O que tem acontecido é que o mundo tem entrado na igreja, quando deveria ser o contrario.

    • rjnbon

      *A biblia chama ROMA DE AMADOS DE DEUS!!! JESUS ORDENA AOS APOSTOLOS UMA UNICA IGREJA SEM DIVISOES E PARA IREM PARA SUA IGREJA EM ROMA OS SERVOS DE SATANAS BLASFEMAM CONTRA JESUS E A SUA IGREJA EM ROMA!!!*
      >>>>> Romanos 7 A todos os que estais em *ROMA, AMADOS DE DEUS,* chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.<<<<<>>AMADOS DE DEUS!!!!!!!<<<<>>>>>>>>acerca de vós todos(DE ROMA), porque EM TODO MUNDO E’ ANUNCIADA A VOSSA FE’.<<<<<>>>>>Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no EVANGELHO de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós(ROMA),<<<<>>>>ROMA<<<<>>>apresentando-se-lhe o SENHOR(JESUS CRISTO),<<<<>>>>Paulo, tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim IMPORTA que testifiques também em ROMA.<<<<>>>>IGREJA DE ROMA<<<>>ROMANOS<<<>>>>IGREJA que está em sua casa. <<<<<>>>IGREJA FISICA, MATERIAL EM ROMA<<<<>>>>ITALIA<<<<>>>APOSTOLOS EM ROMA<<<<>vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou.<<<<>>>ROMA.<<<>>>>Paulo propôs, em ESPIRITO<<<<<>>>>Depois que houver estado ali, IMPORTA-me ver também ROMA.<<<>>>>E’ JESUS E O ESPIRITO SANTO QUEM MANDAM OS APOSTOLOS A ROMA!!!!!!!!!!<<<<>>>apresentando-se-lhe o SENHOR(JESUS CRISTO),<<<<>>>>Paulo, tem ânimo! Porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim IMPORTA que testifiques também em ROMA.<<<<>>>ROMANOS<<<<>>JESUS CRISTO, nosso Senhor,<<<<>>>>5 pelo qual RECEBEMOS a graça e o >>>>>>>APOSTOLADO<<<<<< para a obediência da fé<<<<>>APOSTOLADO<<<<<>>>> 7 A todos os que estais em ROMA, AMADOS DE DEUS, chamados santos: Graça e paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.<<<<<>>AMADOS DE DEUS!!!!!!!<<<<>>>>>>>>acerca de vós todos(DE ROMA), porque EM TODO MUNDO E’ ANUNCIADA A VOSSA FE’.<<<<<>>>>>Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no EVANGELHO de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós(ROMA),<<<<<*

  • Ricardo Nascimento

    Estão levando o mundo para dentro da Igreja.. cultura mundana.

    • Sebastião Tertuliano Joselete

      Que pena que o meu amado irmão Ricardo Nascimento pensa assim. Eu contrário do que muitos pensam estou usando uma grande oportunidade para pregar o evangelho do meu Senhor Jesus Cristo. Aqui na Esperança não comemoramos a festa junina. Aliás o nosso encontro vai acontecer em 01/07 por isso não é considerado Festa junina. Em segundo lugar não estamos homenageando São João ou São Pedro. E aliás estamos aproveitando uma festa mundana que vai acontecer no mesmo dia para atrair os jovens para estarem aqui connosco ao invés de estarem lá. Mais tranquilo, se que este tipo de evento não é pra qualaquer cabeca. Rssss Deus abençoe a todos.

  • Hélio Leitão

    Para reflexão: disse Jesus: “pelos frutos se conhece a árvore”. Vamos pensar: Quais são os frutos produzidos por esta festa ( árvore)? Produz discípulos fiéis, as vidas são edificadas por ela? Essa gente passou a estudar mais a BÍblia, se tornaram mais assíduos na EBD, se matricularam em algum bom seminário ? Aqueles que não evangelizavam passaram a evangelizar? Os que não faziam nada na igreja passaram a fazer algo? Se esses frutos foram obtidos, ok. Só que na prática os “crentes” festeiros não querem nada, vezes nada com a obra de Deus. Só querem shopping !! Convoca essa gente para guerra espiritual pra ver como eles, somem um por um.

  • Sebastião Tertuliano Joselete

    O povo de Deus assim como o povo de Israel é um povo festeiro, que sabem muito bem diferenciar festa pagã mundana de festas sacras e coisas do género, acredito que muitos comentários aqui estão fundamentados com base no que a midia tem colocado as informações. Eu Pr Tertuliano Não vejo nenhum problema em nos reunirmos para festejar ao nome do Senhor nosso Deus, seja de janeiro a dezembro, não sei que mal há nisto, estaremos reunidos para diacontrirmos, comermos uma boa comida e principalmente para adorarmos a Deus e pregarmos a sua palavra. Venham e vejam antes de fazerem qualquer comentário maldoso, meus amados, só pelo fato de ser uma data que alguns a consideram pagã, não quer
    Dizer que seja paga…….. para nós da esperança é uma data normal, estaremos realizando a festa da roça, poderia ser festa do milho ou da uva, ou das primicias, ou até do Pentecostes. Meus amados vamos deixar de lado a religiosidade e pararmos de criticarmos os nossos irmãos só porque não são massa de manobras e manipulações e tem ousadia de expressarem o que pensam. Eu fico imaginando se entrarem em vossas igrejas prostitutas e homossexuais trajando de forma indecente onde vcs os colocariam.

  • Sebastião Tertuliano Joselete

    Eu acredito que a maioria das pessoas que fazem estes tipos de comentários jámais tiveram uma experiencia profunda com Deus, imagino que ainda não leram de capa a capa a Bíblia sagrada no mínimo uma vez, não tiveram uma experiência de arrebatamento de Espírito, não tiveram a ousadia de ficarem pelo menos sete (7) dias em oração e em jejum absoluto para tentarem ouvir a voz de Deus, acredito que o seu relacionamento com Deus é tão raso que se baseiam em proferirem palavras preconceituosas e jargões de uma falsa religião baseada em dogmas humanos e preceitos farisaicos. Meus amados, viver uma comunhão profunda com Deus nos torna cada dia mais imune ao mundo, ao pecado, as tradições. Experimentem viver em um nível tão elevado de comunhão com ele, neste nível as pedras não o atingirá de forma alguma.

  • Lionel

    Festá junina tem quadrilha e rezas para são João e são Pedro. Tem álcool e não tem cantores evangélicos, ninguém fala de Jesus ou Deus.
    Então, os cristãos não podem fazer festa caipira ou festa do milho???????????
    Jesus Cristo não ficou parado nas sinagogas para evangelizar o povo. Ao contrario, ele foi com os cobradores de impostos, prostitutas e endemoniados. Por isso, ele foi julgado pelos fariseus e republicanos por não respeitar as tradições e foi acusado de servir ao inimigo (satanás).
    Nossa igreja esperança fez uma festa evangélica para poder arrecadar fundos para melhoria do som da nossa igreja, com show de cantores e bandas evangélicas que deram também palavras de evangelização.
    Resultado: 11 almas se renderam a Jesus.
    Mas para os puritano, claaaaro que não é de Deus.
    Cuidado !!! Matheus 7 nós fala que quem julga sera julgado também, com a mesma medida quele julgou. Isso não quer dizer que é melhor deixar Deus julgar?

    • Sebastião Tertuliano Joselete

      Muito bom Lionel o seu comentário em defesa do reino. Parabéns

    • Paty

      Leia a minha resposta para o Sebastião. Tb serve para vc irmão.

  • Paty

    Oibvv

  • Paty

    Oinn