Da Redação JM Notícia

 

Um comandante das forças iraquianas afirmou que nos próximos dias o Iraque irá anunciar que conseguiu vencer o Estado Islâmico em Mossul, cidade ocupada pelos extremistas desde 2014.

“Nos próximos dias, anunciaremos a vitória final sobre o Daesh”, declarou o general iraquiano Abdel Ghani al-Assadi à AFP, em Mossul, usando o acrônimo do EI em árabe.

A cidade é o último reduto dos extremistas no país, cuja as forças armadas – com apoio logístico e bélico dos Estados Unidos – conseguiram derrotar as forças do grupo extremista do país em uma guerra que ultrapassa 250 dias de duração.

A cidade está sob o controle dos terroristas desde 2014

O fim do EI já vem sido proclamado há alguns dias, pois com a guerra sobraram cerca de 200 e 300 combatentes, sendo que a maioria deles é de origem estrangeira.

“Assistimos ao final do falso Estado Islâmico”, declarou o primeiro-ministro iraquiano, Haider Al-Abadi na última quinta-feira (29).

Os terroristas também estão perdendo espaço na Síria, onde a única cidade que continua sob o controle deles é Raqqa. Nas demais cidades, os extremistas perderam e a população começa a retomar suas vidas.

VEJA TAMBÉM
Autor de ataques em Barcelona gritou "Alá é grande" antes de ser morto

O porta-voz da coalizão liderada pelos Estados Unidos, o coronel americano Ryan Dillon, também comentou sobre a retomada de Mossul. “Não posso pôr um cronograma para isso, mas vejo mais uma questão de dias do que de uma semana, ou de várias semanas”, declarou.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.