Por Mario Sérgio de Santana

Pastor Nilton dos Santos da AD em Blumenau (SC) é eleito Presidente da (CIADSCP)

O pastor Nilton dos Santos da AD em Blumenau (SC) foi eleito Presidente da Convenção das Igrejas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná (CIADSCP), na 80ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em Piratuba (SC) entre os dias 04 a 07 de julho de 2017.

O pastor Nilton dos Santos (ou Niltinho como é conhecido) é filho do veterano Pastor Nirton dos Santos e de Maria Isabel dos Santos. Sua eleição à presidência consolida ainda mais a influência dos Santos no estado Barriga Verde.

Nirton, o pai, liderou importantes igrejas da AD no estado catarinense e presidiu a Convenção Regional por quase três décadas. Nesse tempo, a família Santos destacou-se no ministério e na política. Daniel, o irmão mais velho de Niltinho, foi missionário no exterior e pastor de igrejas em Santa Catarina. O caçula, Ismael, é deputado estadual e escritor.

Na década de 1990, o veterno Nirton dos Santos entregou a igreja de Blumenau, a qual presidia desde 1984, ao genro Nilson Siqueira para se dedicar só a Convenção. Jovem e carismático, Siqueira assumiu com total apoio do ministério local.

Mas a sucessão de sogro para genro, como reconheceu o próprio Nirton em sua autobiografia, foi uma decepção. Tempos depois, problemas sérios literalmente derrubaram o herdeiro ministerial. Somente no ano de 2000, é que a família Santos veio a liderar a AD blumenauense com a transferência de Niltinho para a cidade.

Atualmente, Nirton o pai, é presidente de honra da AD em Blumenau. Niltinho é o presidente da igreja, e tem o filho como seu vice. O genro cuida do importante e estratégico departamente de missões. O irmão ainda continua na política catarinense consolidando o poder do clã.

Outro detalhe: Niltinho é aliado do pastor Samuel Câmara. Em 2013, concorreu as eleições da CGADB como 1º Secretário na chapa CGADB para todos. E no dia 06 de julho a noite, no encerramento da Convenção Catarinsense, Câmara foi o pregador oficial.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.