Na sessão extraordinária desta terça-feira, 18, o vereador professor Júnior Geo (PROS) votou contra o aumento de 75% da taxa de coleta de lixo e protestou contra os aumentos forçados à sociedade neste ano. Na ocasião, o parlamentar cobrou mais uma vez o cumprimento da Lei Orgânica na Casa de Leis e disse que vai recorrer à justiça contra a forma como ocorreram as sessões, sem considerar a urgência e relevância para votar matérias sem transparência. 

Segundo Geo, o momento é de baixa na economia do país e os gestores precisam otimizar os gastos públicos ao invés de cobrar mais da população o que não tem condições de pagar. “Acreditam os estudiosos economistas que o crescimento econômico previsto para 2017 chegue próximo à nulidade, que não tenhamos um crescimento significativo. Se o crescimento econômico não está acontecendo de forma satisfatória, porque o aumento da taxa deve chegar a 75%?”, questionou.

O posicionamento do parlamentar tem sido o mesmo desde o seu primeiro mandato, contra aumentos como IPTU, taxa de iluminação pública, tarifa do transporte público e mais uma vez, a taxa de coleta de lixo. Júnior Geo ressalta que as porcentagens de aumento são abusivamente maiores do que a inflação e não acompanham a realidade dos cidadãos.

VEJA TAMBÉM
Cláudia Lelis inaugura comitê da região Norte nesta sexta-feira, 24

“Alegam que há déficit na arrecadação frente ao gasto público com o serviço ofertado, por isso a necessidade de aumentar a taxa de forma tão abusiva. Porém, impostos são pagos pela sociedade em diversos aspectos para suprir os gastos públicos. Se hipoteticamente ocorre o déficit em uma área, deve ser sanado o déficit com a arrecadação existente em outra de impostos já existentes. É questão de gestão e não de ausência de arrecadação. O que há é ausência de gestão”, afirmou Geo.

Aprovação

Oito projetos foram aprovados com maioria na Casa de Leis, sendo o da taxa de coleta de lixo com onze votos favoráveis, seis contrários e duas ausências da sessão.

Contrários:

Professor Júnior Geo (PROS),

Filipe Fernandes (PSDC),

Lúcio Campelo (PR),

Rogério Freitas (PMDB),

Vandim do Povo (PSDC),

Léo Barbosa (SD).

 

Favoráveis:

Gerson Alves (PSL),

Jucelino (PTC),

Folha (PSD),

Moisemar Marinho (PDT),

Vanta Monteiro (PSL),

Laudecy Coimbra (SD),

Diogo Fernandes (PSD),

Tiago Andrino (PSB),

Etinho Nordeste (PTB),

VEJA TAMBÉM
Kassab vem a Palmas capacitar pré-candidatos do PSD

Marilon Barbosa (PSB),

Major Negreiros (PSB).

 

Ausentes:

Milton Néris (PP),

Felipe Martins (PSC).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.