Da Redação JM Notícia

Pesquisa Ibope, contratada pela Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2017, mediu os índices de intenção de voto para as eleições de 2018 no Tocantins. De acordo com o levantamento que ouviu 812 eleitores, possui o nível de confiança de 95%.

A pesquisa apontou que a senadora Kátia Abreu (PMDB), aparece em 1º lugar nas intenções de votos ao governo do Tocantins, com 27% das intenções de votos, enquanto Carlos Amastha (PSB) obteve 23%. Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. Em outro patamar, estão Vicentinho Alves (PR) com 13% das citações, Ataídes Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS) com 5% cada. Os votos brancos e nulos somam 18% e os indecisos representam 8% da amostra.

A pesquisa não consta o nome do juiz Márlom Reis que manifestou a intenção esta semana em disputar o governo do Tocantins, pelo Rede Sustentabilidade de Marina Silva. Ele que é natural de Pedro Afonso, é um dos idealizadores da Lei Ficha Limpa.

Irajá Abreu pode disputar o senado em 2018.

Conforme noticiado no dia 06 de julho com exclusividade pelo JM Notícia, o nome do deputado Irajá Abreu (PSD), filho da senadora Kátia Abreu é citado na pesquisa do Ibope, como provável candidato ao Senado em 2018.

Segundo fonte do JM Notícia, Irajá Abreu fez um convite a um empresário bem sucedido de Palmas, para que ele fosse o seu 1º suplente, no entanto, o empresário recusou a proposta.

Pergunta: Se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria?
Acompanhe os números em percentuais:

Kátia Abreu: 27%
Amastha: 23%
Vicentinho Alves: 13%
Ataídes Oliveira: 5%
Mauro Carlesse: 5%
Branco / Nulo: 18%
Não sabe / não respondeu: 8%

VEJA TAMBÉM
CGU divulga lista de municípios tocantinenses que não cumprem lei da transparência

No segundo cenário, no qual a senadora Kátia Abreu é substituída pelo atual governador de Tocantins Marcelo Miranda (PMDB), Carlos Amastha assume a 1ª colocação com 26% das intenções de voto. Em segundo lugar aparecem empatados tecnicamente Vicentinho Alves com 17% e o governador Marcelo Miranda, apesar não ter manifestado se tentará reeleição, aparece com 15% das menções.

Em outro patamar, Ataídes Oliveira e Mauro Carlesse apresentam 6% das intenções de voto cada. O percentual de eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto para governador é de 20%, enquanto 10% dos eleitores declaram-se indecisos.

Pergunta: E se a eleição para Governador do Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? Acompanhe os números em percentuais:

Amastha: 26%
Vicentinho Alves: 17%
Marcelo Miranda: 15%
Ataídes Oliveira: 6%
Mauro Carlesse: 6%
Branco / Nulo: 20%
Não sabe / não respondeu: 10%

Os eleitores quando questionados sobre intenção espontânea para Governador sem indicação de nomes, o resultado é o seguinte:

Amastha 9%
Marcelo Miranda 6%
Katia Abreu 5%
Vicentinho Alves 2%
Mauro Carlesse 1%
Ronaldo Dimas 1%
Outros com menos de 1%, 2%
Branco ou nulo 18%
Não sabem ou referem não opinar 56%

SENADOR

O IBOPE Inteligência testou também um possível cenário político para o Senado, já que neste momento não há nomes formalmente oficializados para o cargo. Para os dois cargos de senador pelo Estado do Tocantins em disputa na próxima eleição, somando-se as duas menções, o candidato Amastha (PSB) lidera com 27% das intenções de voto.

Se a eleição fosse neste momento, não seria possível apontar quem ocuparia a segunda vaga, pois a diferença entre os candidatos está dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Irajá Abreu (PSD) e Vicentinho Alves (PR) têm 18% das menções cada, Siqueira Campos (atualmente sem partido) aparece com 17%, Marcelo Miranda (PMDB) e Moisés Avelino (PMDB) com 16% cada, Eduardo Gomes (SD) é citado por 14%, Cesar Halum (PRB) por 13%, seguidos por Ataíde Oliveira (PSDB) e Mauro Carlesse (PHS), ambos apresentando 9% das citações.

VEJA TAMBÉM
Aprovados no concurso da Polícia Civil denunciam publicidade enganosa do Governo

Aqueles que citam apenas um candidato totalizam 8%, 11% têm intenção de votar em branco ou anular o voto e os indecisos somam 5% dos eleitores.

Pergunta: Lembrando que neste ano, o Tocantins elegerá dois senadores, se a eleição para Senador pelo Tocantins fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (1º + 2º lugares).

Veja os números:
Amastha: 27%
Irajá Abreu: 18%
Vicentinho: 18%
Siqueira Campos: 17%
Marcelo Miranda: 16%
Moisés Avelino: 16%
Eduardo Gomes: 14%
Cesar Halum: 13%
Ataídes Oliveira: 9%
Mauro Carlesse: 9%
Citou apenas 1 candidato: 8%
Banco nulo: 11%
Não sabe / não respondeu: 5%

Neste outro cenário, é abordado a intenção de voto espontânea para Senador (somando-se as duas menções):

Vicentinho Alves 6%
Siqueira Campos 5%
Irajá Abreu 4%
Marcelo Miranda 4%
Amastha 3%
Katia Abreu 3%
Ataídes Oliveira 2%
Cesar Halum 2%
Eduardo Gomes 2%
Mauro Carlesse 2%
Moisés Avelino 1%
Gaguin 1%
Outros com menos de 1%, 4%
Branco ou nulo 16%
Não sabem ou preferem não opinar 60%

MÉTODO

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de julho de 2017. Com uma amostra de 812 eleitores tocantinenses. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

LEIA MAIS

Bastidores: Movimentações de Irajá Abreu e o Senado da República

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.
  • Paulo Abreu

    Se o Deputado Cesar Hallum apareceu com 13% em uma pesquisa feita apenas na região sul do Estado, imagine em uma pesquisa incluindo a região norte, estaria em 1º lugar disparado; embora não podemos dar credibilidade para pesquisas feita pelo IBOPE, sabemos muito bem quem está por trás.