Aconteceu na tarde de terça, 15, primeira reunião para instalação do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Piscicultura. Estiveram presentes representantes dos órgãos estaduais Naturatins, Ruraltins, Seagro, Sefaz, Fomento e Seden. Representantes da ATM e Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA), e na parte de educação e tecnologia marcaram presença a Unitins, Católica, Unirg, Embrapa e Sebrae, além de empresários e empreendedores do ramo piscicultor, que compõe o conselho dentro da sociedade civil organizada.

O Deputado Estadual Alan Barbiero que representa a Assembleia Legislativa perante o conselho ressaltou a importância do avanço na Piscicultura do estado do Tocantins. “Este conselho parte do princípio de desenvolvimento. O nosso estado tem potencial para alavancar a economia e a geração de empregos através da criação e implantação do Plano da Piscicultura. Aqui, todos temos o poder de fazer a diferença,” disse.

“Precisamos estruturar nossa cadeia produtiva, com a criação de políticas específicas para a gestão dos recursos pesqueiros, voltadas à criação de melhorias viárias, aos incentivos, à formação de mão de obra e ao investimento em novas tecnologias”, defende o deputado estadual.

VEJA TAMBÉM
Barbiero apoia Amastha ao Governo: "Tocantins mudará sua história em 2018"

A reunião, que marcou a instalação do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Piscicultura, aprovado em audiência pública na Assembleia Legislativa, definiu os representantes de cada órgão e o início dos trabalhos para elaboração do regimento interno. Os presentes ressaltaram a importância dos trabalhos e da necessidade de incentivo.

Segundo Fernando Batista, representante da Sefaz, “é evidente que o setor precisa de um programo de incentivo. Alguns estados mantém programas específicos de apoio, por exemplo”.

“Qualquer coisa nova, processo novo, passa por isso que estamos passando. Vejo nesse plano a necessidade de se tornar lei, para que ele possa continuar. Fico feliz em fazer parte disso”, afirmou Carlos Magno, Chefe Geral da Embrapa Pesca e Aquicultura.

Ficou decidido que o conselho será presidido, inicialmente, pelo Deputado Estadual Alan Barbiero e terá como vice-presidente, Jairo Mariano, presidente da ATM. “A próxima reunião do conselho fica definida para dia 04 de setembro, assim como as outras ficarão sempre para a primeira segunda-feira de cada mês”, informou o parlamentar.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.