Da Redação JM Notícia

Dianópolis, Novo Jardim, Conceição do Tocantins, Miracema, Dois Irmãos, Silvanópolis e Babaçulândia já cotam com esses caminhões pipa fazendo o abastecimento de água

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) enviará 50 caminhões pipa para abastecer as cidades afetadas pela seca no Tocantins, medida que será mantida até que a situação melhore.

Cidades como Dianópolis, Novo Jardim, Conceição do Tocantins, Miracema, Dois Irmãos, Silvanópolis e Babaçulândia já cotam com esses caminhões e outras prefeituras também podem solicitar junto à ATS.

Para acelerar a liberação de recursos para que as prefeituras contratem caminhões pipa próprios é necessário pedir autorização do Ministério da Integração Nacional para decretar estado de emergência.

Segundo a defesa civil 15 municípios entraram com o medido e quatro deles já receberam a autorização: Santa Rosa, Chapada de Natividade, Almas e Porto Alegre do Tocantins.

Baixa umidade do ar

Nesta quarta-feira (30), 13 cidades do sul do estado entraram em estado de emergência pela baixa umidade relativa do ar. Os índices ficaram abaixo de 12%, clima semelhante ao de regiões de deserto.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que o mínimo da umidade relativa do ar seja de 60%. Em várias cidades do Estado não chove há mais de 100 dias.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.