Da Redação JM Notícia

Segundo Anuário da Segurança Pública, em 2016 199 pessoas desapareceram em Tocantins. O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (30) mostrando que nos últimos 10 anos, 2.761 boletins de desaparecimento foram registrados em todo o estado. 

Ao G1, a família da menina Laura Vitória, de 9 anos, que desapareceu em janeiro de 2016, relata o sofrimento de centenas de famílias que aguardam por notícias sobre seus entes queridos. 

Não tem Natal, não tem aniversário, não data comemorativa. A gente só se alegra quanto tudo está bem e não tem nada de bem”, comenta a avó da menina, Gilsandra Pereira de Oliveira. 

Ainda não há pistas sobre o desaparecimento da menina que sumiu após sair para fazer compra em um mercado na quadra da casa onde vivia com sua avó. “Na delegacia eles falaram que não tem nada nem uma pista, mas a fé não me acaba, enquanto eu tiver vida é essa fé que temos [de que ela vai voltar]”, diz a avó. 

O ano de 2011 teve o maior pico de desaparecidos, 409 casos foram registrados. O que representa quase um quarto de todos os boletins registrados nos últimos dez anos. 

Por não ser um crime, a Polícia só investiga os casos quando há suspeita de um crime como homicídio ou sequestro, por exemplo. 

As investigações só são obrigatórias, pela lei brasileira, quando as vítimas são crianças e adolescentes até 18 anos ou pessoas com transtorno mental. 

No caso da menina Laura, a Segurança Pública disse que as investigações seguem abertas, sob sigilo, e estão sendo feitas pela Delegacia de Investigações Criminais de Palmas. 

  

Dados nacionais 

VEJA TAMBÉM
Tocantins não terá horário de verão esse ano

Segundo dados copilados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em todo o Brasil foram registrados 693.076 boletins por desaparecimento entre os anos de 2007 e 2016. O estudo foi feito a pedido do Comitê internacional da Cruz Vermelha. 

Pelos dados, pode-se afirmar que oito pessoas desaparecem por hora no país, o que resulta em 190 pessoas desaparecidas por dia. Só no ano passado, 71.796 desaparecimentos foram registrados. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.