Da Redação JM Notícia

O deputado estadual Alan Barbiero (PSB) apresentou um requerimento, nesta terça-feira (08) que solicita a inclusão de uma janela com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nas transmissões da TV Assembleia. Autor de outros cinco projetos de lei que tratam sobre a inclusão de pessoas com deficiência, o deputado destacou que “temos um desafio não só com os surdos, mas com todas as pessoas com alguma deficiência”. 

Para o Barbiero, é necessário democratizar ainda mais o acesso à informação e esta iniciativa é um exemplo. “Que a nossa Casa de Leis seja um exemplo desta inclusão no Tocantins. Que todos, sem distinção, possam nos assistir, acompanhar e opinar nos projetos e debates que aqui são conduzidos. Assim estaremos fortalecendo a inclusão e a democracia”, disse.   

Ainda em sua fala, o deputado comentou sobre a tema da redação do Exame Nacional do Médio deste ano que abordou os “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Segundo Barbiero é preciso de discutir a inclusão em todos os âmbitos e para todas as pessoas com alguma deficiência. “É preciso trazer o debate e principalmente propor ações para inclusão. Temos dados que apontam que somente 7% das pessoas surdas do país tem alfabetização completa”, apontou. 

 

Projetos de inclusão 

VEJA TAMBÉM
Amastha visitará 21 cidades do norte do Estado a partir desta segunda-feira

Barbiero ainda explicou que números do IBGE apontam que no Brasil são mais 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, 308 mil delas estão no Tocantins, segundo o Censo de 2010. Nesse sentido é preciso que poder público e sociedade organizada unam forças para que haja a plena inclusão destas pessoas. 

Além desta proposta, foram aprovados três projetos do deputado Alan Barbiero que tratam sobre a inclusão das pessoas com deficiência. O projeto que institui a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência; outro que cria as Olimpíadas Estaduais das Pessoas com Deficiência e uma para a realização da Semana Estadual de Conscientização sobre Atrofia Muscular Espinhal – Ame. 

Outros dois projetos estão em tramitação na Assembleia Legislativa, que tratam sobre a Disponibilização de Braile em Gondolas padarias, supermercados e similares estabelecimentos comerciais do Estado e o trata sobre a Oficialização de Libras no Estado do Tocantins.