Da Redação JM Notícia

O deputado estadual Alan Barbiero (PSB) apresentou um requerimento, nesta terça-feira (08) que solicita a inclusão de uma janela com intérprete de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) nas transmissões da TV Assembleia. Autor de outros cinco projetos de lei que tratam sobre a inclusão de pessoas com deficiência, o deputado destacou que “temos um desafio não só com os surdos, mas com todas as pessoas com alguma deficiência”. 

Para o Barbiero, é necessário democratizar ainda mais o acesso à informação e esta iniciativa é um exemplo. “Que a nossa Casa de Leis seja um exemplo desta inclusão no Tocantins. Que todos, sem distinção, possam nos assistir, acompanhar e opinar nos projetos e debates que aqui são conduzidos. Assim estaremos fortalecendo a inclusão e a democracia”, disse.   

Ainda em sua fala, o deputado comentou sobre a tema da redação do Exame Nacional do Médio deste ano que abordou os “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Segundo Barbiero é preciso de discutir a inclusão em todos os âmbitos e para todas as pessoas com alguma deficiência. “É preciso trazer o debate e principalmente propor ações para inclusão. Temos dados que apontam que somente 7% das pessoas surdas do país tem alfabetização completa”, apontou. 

 

Projetos de inclusão 

VEJA TAMBÉM
Senador Ataídes: nova concessão para duplicação da BR 153 pode sair em até seis meses

Barbiero ainda explicou que números do IBGE apontam que no Brasil são mais 45 milhões de pessoas com alguma deficiência, 308 mil delas estão no Tocantins, segundo o Censo de 2010. Nesse sentido é preciso que poder público e sociedade organizada unam forças para que haja a plena inclusão destas pessoas. 

Além desta proposta, foram aprovados três projetos do deputado Alan Barbiero que tratam sobre a inclusão das pessoas com deficiência. O projeto que institui a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência; outro que cria as Olimpíadas Estaduais das Pessoas com Deficiência e uma para a realização da Semana Estadual de Conscientização sobre Atrofia Muscular Espinhal – Ame. 

Outros dois projetos estão em tramitação na Assembleia Legislativa, que tratam sobre a Disponibilização de Braile em Gondolas padarias, supermercados e similares estabelecimentos comerciais do Estado e o trata sobre a Oficialização de Libras no Estado do Tocantins.   

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal.