Da Redação JM Notícia

Quem for pego dirigindo carro automático sem habilitação própria, perderá o veículo e terá que pagar multa

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a criação de uma CNH específica e exclusiva para quem for dirigir carros com câmbio automático. 

O Projeto de Lei 7746/17, de autoria da deputada Marina Carvalho (PSDB-RO) pretende obrigar os motoristas brasileiros a terem uma habilitação específica para carros automático e quem for pego dirigindo um tendo apenas a CNH de carros manuais será multado. 

A ideia do PL é criar divisões nas carteiras de motorista no estilo: habilitação B1, por exemplo, permitiria conduzir carros apenas com câmbio automático enquanto a B2 o habilitaria a conduzir carros com qualquer tipo de transmissão. O mesmo aconteceria com as demais categorias A, C, D e E. 

O texto da deputada tucana era apenas para motocicletas, porém o relator Hugo Leal (PSB-RJ) modificou o projeto e incluiu as demais categorias para garantir a habilitação correta para os motoristas brasileiros. 

A proposta agora tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, a lei alteraria então as provas práticas para obter a CNH.