Da Redação JM Notícia

Uma pesquisa realizada com internautas tocantinenses mostrou que o principal objetivo para dos moradores do Estado é eliminar as dívidas em 2018.  O questionário feito pelo G1 mostra que em 2018 os tocantinenses desejam: Eliminar dívidas (22,57 %), Emagrecer/começar atividade física (21,53 %), Comprar veículo ou imóvel (18,22 %), Conseguir um emprego (16,36 %), Fazer a viagem dos sonhos (13,25 %), Namorar/casar (8,07 %).

É comum que a maioria esteja pensando em como sair do vermelho, pois o endividamento do brasileiro tem alcançado números alarmantes por conta da crise financeira que elevou o número de desempregados. Quem já recuperou o emprego ou encontrou uma fonte de renda temporária consegue colocando a vida financeira nos trilhos novamente.

Há diversas formas de negociar pagamentos e fugir da lista de inadimplentes, mas é preciso saber negociar e conhecer seus direitos e deveres.

Uma dessas formas é negociar com o credor, buscar diminuir o valor dos juros, apresentando as suas condições para quitar o valor em aberto. Antes de ligar, separe suas dívidas, some-as e veja a melhor forma de quitá-las, pensando no valor mensal que você precisa para manter suas contas básicas em dia.

VEJA TAMBÉM
Escola do Legislativo terá orçamento próprio em 2018, garante Carlesse

Nesse planejamento, vale anotar onde você pode economizar, reduzindo o consumo de água e energia, reduzindo o plano de internet ou até mesmo optando em comprar em mercados mais baratos para conseguir sobrar um valor considerável para quitar as dívidas. Conseguir uma renda extra também é interessante para quem está com várias contas atrasadas e só com o salário não consegue quitá-las.

Viu que consegue enxugar, por exemplo, 200 reais do orçamento todos os meses? Então é hora de ligar nos credores e negociar o pagamento de suas dívidas. Se enfrentar dificuldades na negociação ou se for informado sobre valores de juros exorbitantes, órgãos como o PROCON poderão te ajudar na intermediação desse acordo.