Da Redação JM Notícia

Projeto deve passar por mais duas votações antes de seguir para sanção

Nesta terça-feira a Câmara Municipal de Palmas votou no projeto da Prefeitura que confere poderes de polícia à Guarda Metropolitana. O projeto deve passar por três turnos de votação e neste primeiro já conseguiu ser aprovado por 18, dos 19 vereadores da Casa (o vereador Júnior Geo estava ausente na sessão).

O projeto de lei aprovado cria uma carreira única para os guardas municipais e permite, da mesma forma que foi aprovado no Congresso Nacional, que a Guarda Metropolitana ajude no combate à criminalidade, deixando de fazer apenas a proteção patrimonial para atuar na proteção à vida.

O texto votado na Câmara pede a criação de uma carreira única para os guardas municipais, pede a instalação de corregedorias para controle interno, a capacitação dos agentes, a utilização de uniformes, equipamentos padronizados, e dá o direito de porte de armas aos guardas municipais.

Depois dessa aprovação, o texto deve passar por uma segunda votação que só pode acontecer depois de um intervalo de cinco sessões.