Da Redação JM Notícia 

A vereadora Vanda Monteiro liderou a sessão solene

Na manhã desta quinta-feira (8) a Câmara de Palmas realizou uma sessão solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A data é marcada pela luta histórica das mulheres, que conquistaram seus direitos políticos, sociais e econômicos.

Durante o evento, as vereadoras Vanda Monteiro, Laudecy Coimbra e Vânia do Aureny apresentaram um ofício solicitando ao governador Marcelo Miranda a instalação de Delegacias Especializadas em Atendimento a Mulher (Deam) nos distritos de Taquaruçu e Buritirana.

De acordo com as parlamentares, no Tocantins há 13 unidades da Deam, sendo duas em Palmas, um número expressivo de delegacias se comparado a outros estados da federação. Mas apesar da Capital estar bem assistida, a distância do centro da cidade, onde estão as delegacias, e os distritos dificulta o acesso rápido ao atendimento das mulheres vítimas de violência.

Na ocasião as vereadoras também pediram apoio dos colegas parlamentarem para a aprovação de projetos de lei que beneficiem as políticas públicas voltadas para as mulheres. “Muitos estão parados nas comissões e são projetos de grande relevância para todas nós”, destacou Vanda Monteiro.

VEJA TAMBÉM
PL de Laudecy quer aumentar prevenção e melhorar atendimento às adolescentes

A delegada Suzane Fleury Orsine, da Delegacia da Mulher da Região Centro-Norte, afirmou que são alarmantes os números de violência contra a mulher no estado. Segundo ela, em 2017, por exemplo, as delegacias do Estado atenderam a 3.980 casos de estupro contra as mulheres.

“Por tudo isso é preciso ressaltar a importância dos projetos aprovados nesta Casa, como o de autoria da vereadora Vanda Monteiro, que dispõe sobre a divulgação do disque 180 nos órgãos públicos e comércios da Capital, e um outro de autoria da vereadora Laudecy Coimbra, que visa implantar a Patrulha Maria da Penha”, explicou a delegada.