Da Redação JM Notícia 

Estudantes da rede municipal e estadual estiveram presentes (Fotos: Loise Maria/ Ascom)

Na manhã desta quinta-feira  (10) aconteceu o lançamento do Programa Defensoria Pública nas Escolas, em uma cerimônia realizada no auditório da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. O evento recebeu estudantes da rede municipal e estadual de ensino, professores e diretores de escolas, defensores públicos e servidores da Defensoria Pública.

Na ocasião, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica pelo defensor público-geral no Tocantins, Murilo da Costa Machado; pela secretária estadual da Educação, Juventude e Esporte, Adriana Aguiar; e pela superintendente de Avaliação e Desempenho Educacional da Secretaria Municipal da Educação (Semed) de Palmas, JuditeDall’agnol. O Projeto é uma iniciativa da gestão superior da DPE-TO, e será desenvolvido sob a coordenação e supervisão da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, Juventude e Esporte (Seduc) e Semed Palmas.

O projeto Defensoria Pública nas Escolas será realizado com as unidades de ensino públicas do Tocantins e pretende difundir conteúdos relacionados à cidadania, ética e direito, otimizando o processo de educação pela democratização do conhecimento. Por meio desses conteúdos, a comunidade escolar será contemplada com várias ações educacionais, voltada para alunos, professores, pais ou responsáveis de alunos, contribuindo dessa forma com o processo de construção do conhecimento do público alvo.

VEJA TAMBÉM
Eli Borges é nomeado membro do Conselho Estadual de Educação

“Desde que assumimos a gestão, começamos a pensar em como a Defensoria poderia colaborar com o desenvolvimento dacomunidade, em parceria com a nossa equipe de defensores e servidores. Esse projeto trará para a sociedade tocantinense bons frutos com envolvimento de toda a equipe, e é um produto que sai da nossa instituição para beneficiar os nossos cidadãos”, disse oDefensor Público-Geral.

Também presente no lançamento do Projeto, a diretora-geral em substituição da Esdep, a defensora pública Aldaíra Parente, destacou que o Projeto é desenvolvimento por membros e servidores da Defensoria com a finalidade de promover o aprimoramento cultural e profissional, levando conhecimento à comunidade para que sirvam em busca de seus direitos: “Ele vai ao encontro da missão institucional da Defensoria Pública, que é a promoção da difusão e conscientização dos direitos humanos, da cidadania e direitos jurídicos”.

Educação

Adriana Aguiar – que está há menos de um mês na Seduc – lembrou que a parceria para o Projeto é uma das primeiras atividades de sua gestão. “Diante da proposta do projeto, nós da Secretaria Estadual da Educação não hesitamos em fazer com que as coisas acontecessem naquilo que competia à Seduc. Isso porque alcance do Projeto perpassa os muros da escola e é muito eficaz para o cidadão, pois é voltado para a prevenção”, destacou.

VEJA TAMBÉM
Carlesse cobra do Governo execução imediata de emendas para a educação, saúde e abastecimento

Representando a Semed, Judite Dall’agnol, considerou o lançamento do projeto um momento ímpar para a formação dos estudantes no Tocantins. “Este é um momento ímpar para a educação no Tocantins e as nossas crianças são privilegiadas com essa parceria com a Defensoria Pública, pois vai ampliar o conhecimento e esclarecimentos de toda a comunidade”, relatou.

A solenidade de lançamento do Projeto contou com a apresentação do Coral da Escola Municipal de Tempo Integral PadreJosimo Tavares, que emocionou os presentes com a interpretação de canções em diversos ritmos como música popular brasileira, forró, pop e gospel.

Maio Verde
O lançamento do projeto Defensoria Pública nas Escolas ocorre no “Maio Verde” – mês em que Defensorias Públicas em todo o País realizam atividades especiais em alusão à comemoração do Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (19 de maio).

Durante todo o mês, a DPE-TO realiza atividades especiais em todo o Estado. Muitas dessas atividades estão concentradas na chamada “Semana da Defensoria”, de 14 a 18 de maio (a programação completa está disponível em: http://www.defensoria.to.def.br/pagina/27207).