Da Redação JM Notícia

Os aparelhos ficam no Aeroporto de Araguaína, no setor Jardim Pedra Alta, no Bairro São João e no Maracanã

Quatro aparelhos pluviométricos foram instalados em Araguaína e estão em funcionamento desde o dia 2 de maio. Com eles, os araguainenses podem monitorar a quantidade que chove em milímetros no Município, através do site do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), https://www.cemaden.gov.br/.

De acordo com o secretário da Defesa Civil Municipal, Ricardo Isaías Silva, agentes do Cemaden estiveram no Município em 2014 e constataram a necessidade dos aparelhos. “Vistoriaram nosso trabalho e viram que estamos trabalhando de forma correta e regular, mesmo com algumas dificuldades e contemplou Araguaína com os quatro aparelhos”.

Os aparelhos ficam no Aeroporto de Araguaína, no setor Jardim Pedra Alta, no Bairro São João e no Maracanã. As informações coletadas por eles são monitoradas pelo próprio Cemaden via satélite O Município segue orientações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres.

Com os aparelhos, a Defesa Civil de Araguaína em parceria com o Cemaden alertam à população caso haja níveis de risco, através de condições meteorológicas e nível de rios.

VEJA TAMBÉM
PSDB de Porto Nacional declara apoio à candidatura de Vicentinho Alves ao Governo

Cemaden
O Centro foi criado em julho de 2011, pelo Decreto Presidencial nº 7.513. É uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Cemaden monitora 958 municípios em todo o território nacional.