Da Redação JM Notícia

Cinthia: Qualificação valoriza o servidor e fortalece a gestão (Foto: Divulgação)

A atual gestão de Palmas enxerga o servidor municipal como peça fundamental para o funcionamento da máquina, pois é aquele verdadeiramente responsável por colocar em prática as políticas públicas. Nesse sentido, como valorização, a Prefeitura vem fazendo investimentos na profissionalização do servidor, de forma a torná-lo instrumento facilitador no processo de melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelo Município.

A prefeita Cinthia Ribeiro entende que a melhor maneira de fortalecer a gestão é investindo na qualificação dos servidores. “Nós, que temos a função de administrar os bens públicos em prol da coletividade, precisamos qualificar nossos servidores para que eles possam desenvolver suas atividades de modo a alcançar a primazia do interesse público”, destaca.

O presidente do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia, Everton Nunes, ressalta o papel do IVM nesse processo. Segundo ele, antes de a Escola de Governo de Palmas estar vinculada ao Instituto 20 de Maio, era muito presa às ações de recursos humanos, não tinha o foco na imersão do conhecimento para o servidor. Mas afirma que a institucionalização do IVM trouxe mudanças. “Estamos procurando alcançar um patamar no qual o servidor é elevado, é estimulado, é instrumentalizado para que a gente possa ter um município em um nível de excelência que atenda às expectativas de todos”, diz.

VEJA TAMBÉM
Eduardo Siqueira é escolhido líder de novo bloco partidário na Assembleia Legislativa

Isso, conforme Nunes, fará com que a reclamação do serviço público diminua, e o cidadão perceba a mão do poder público o alcançando, seja através da saúde, da educação, do transporte, seja no que diz respeito à situação da quadra onde ele mora, seja na coleta de lixo a contento, na iluminação pública de qualidade, onde ele tenha instrumentos perto de si nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), nas creches e nas escolas. “Quando o cidadão perceber a mão do poder público sobre ele, e enxergar esse poder exercendo seu papel, aí sim, alcançaremos o que estamos procurando no que diz respeito ao servidor”, salienta, dizendo que é aí que está a motivação e a grande vitória do IVM, por meio das escolas de Governo, Saúde e Educação.

Desenvolvimento

A diretora da Escola de Governo de Palmas, Lédyce Nóbrega Porto, reforça que o aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados à população passa necessariamente por servidores públicos qualificados e conscientes do seu papel nesse processo. “Assim, a Escola de Governo tem se empenhado em oportunizar esse desenvolvimento profissional, bem como pessoal, dos servidores municipais”, diz, lembrando que profissionais qualificados, responsáveis e com autoestima elevada propiciarão, consequentemente, serviços públicos eficientes e eficazes.