Da Redação JM Notícia

Professor comemora uso de braille nas contas de luz e água (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Deficientes visuais do Tocantins já podem receber as contas de água e energia elétrica em braille, o serviço está disponível em todo o estado e o cliente deve solicitá-lo através de um cadastro feito diretamente nas concessionárias.

“Basta ele procurar uma das nossas agências, nós temos agências nos 139 municípios. A partir daí vai ser marcado no sistema como fator em braille e a partir do mês seguinte ele já recebe a conta original junto com a fatura em braille”, ensina o gerente de serviços comerciais da Energisa, Mauro Inácio.

A initicitiva traz independências aos deficientes e vem sendo comemorada por quem já começou a receber as contas em braille. “Total independência para manusear, para somar, para saber o que ele realmente gastou durante o mês”, declarou o professor e advogado Euler Tavares à TV Anhanguera.

As contas em braille são frutos de uma parceria entre as concessionárias que atendem o Tocantins e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Palmas que faz as impressões das contas utilizando a impressora em braille. A coordenadora de educação inclusiva do IFTO, Alini Albuquerque, é a responsável por converter as palavras em vários pontinhos.