Da Redação JM Notícia

Campus Party Brasília

O Senado e a Câmara dos Deputados lançaram nesta sexta-feira (29), durante a Campus Party Brasilia 2018, o Desafio VisitApp.

É um concurso que convida os internautas a desenvolverem um aplicativo móvel, numa experiência de longa duração, com o objetivo de tornar a visitação ao Congresso Nacional a mais dinâmica possível, inclusive pra quem estiver em casa, por meio de um passeio virtual.

Os aplicativos devem ser compatíveis com as plataformas Android e iOS, podendo ser usados recursos como gamificação, realidade virtual, realidade aumentada e câmera 360º, entre muitos outros.

Uma comissão julgadora escolherá os três melhores aplicativos, que ganharão respectivamente R$ 15 mil (o 1º lugar), um notebook Dell Alienware 17″ R5 (o 2º lugar) e R$ 5 mil (o 3º lugar).

Como Participar

As inscrições já podem ser feitas por meio do site congressonacional.leg.br/desafio, gratuitamente, usando o  formulário disponível. Na página também consta o regulamento completo do desafio VisitApp.

Podem concorrer trabalhos individuais, por equipe ou inscritos por uma empresa. Cada proponente poderá apresentar até dois trabalhos, sendo que os trabalhos de mesmo autor deverão ser enviados separadamente. O prazo final para as inscrições é 28 de setembro, às 18h (horário oficial de Brasília).

VEJA TAMBÉM
"Não podemos colocar em risco a liberdade de expressão para combater fake news", diz Eunício

O resultado final será divulgado até o dia 23 de novembro. Ficará facultado a todos os concorrentes tomar conhecimento do parecer sobre seu trabalho, por meio do e-mail desafiovisitapp@senado.leg.br.

A data prevista para a premiação é 7 de dezembro. O Senado oferecerá uma passagem aérea nacional de ida e volta, com destino a Brasília e uma diária de hotel com café da manhã para que cada um dos três vencedores participe da premiação.

Durante o lançamento do Desafio VisitApp na Campus Party, a estudante Kleyciane ganhou um leitor eletrônico Kindle Paperwhite por ter apresentado a melhor pré-ideia de aplicativo. Ela sugeriu que, por meio de recursos de gamificação, todas as áreas do Congresso Nacional e o processo legislativo sejam explicados por interação virtual, apresentado pistas e premiações aos visitantes.