Por Thais Araujo 

O futebol é um dos esportes mais populares em todo mundo e também um dos que mais exige esforço físico de seus atletas. Além disso,eles estão expostos a uma série de adversidades como temperaturas extremas, altitudes diferentes do costume, chuvas, umidade e  inclusive às limitações de seu próprio corpo.

Jogos de alta performance exigem uma excelente preparação física. Cerca de 70% do treino pode ser dedicado à ela e apenas 30% à área técnica. Isso está diretamente ligado à cobrança dos jogadores à tiros de velocidade, futuras lesões e à duração do jogo, com o mínimo de 90 minutos, sendo 45 corridos.

Com o alto grau de exigência, em caso de despreparo, além de lesões causadas nas disputas de bola, os jogadores podem apresentar mais cãimbras, dores com maior frequência, mal estar e outros efeitos que podem impossibilitá-lo na partida.   

Como são muitas as mudanças que ocorrem nos jogadores, seja fisiológica, física ou mental, separamos um infográfico com curiosidades sobre as exigências e cobranças de  um jogo em seus atletas.

 

COMPARTILHAR