Da Redação JM Notícia 

Filipe Martins faz mobilização na Câmara para incentivar doações de sangue em Palmas

Destaque pela constante atuação cidadã, o vereador Filipe Martins (PSC) está fazendo uma grande mobilização no seu gabinete entre os dias 7 e 13 de agosto. O objetivo é chamar atenção da sociedade para a importância de doar sangue.

O local está no clima das doações, e um arco de balões foi colocado logo na entrada do gabinete. Os servidores levam a conscientização através da entrega de panfletos e diálogos com visitantes, além de passar em outros gabinetes e departamentos da casa de lei conversando com servidores.

As ações acontecem na semana em que se aproxima o Dia Municipal do Doador de Sangue, comemorado no dia 11 agosto. A lei 2.384/2018, que institui a data, de autoria do vereador Filipe Martins, foi aprovada na Câmara e sancionada pela Prefeitura de Palmas.

“Doar sangue é doar a vida. É de suma importância à participação de toda sociedade para abastecermos os bancos de sangue. Um ato de amor e solidariedade que pode salvar a vida de tantas pessoas”, disse o vereador.

Doação

Gabinete do vereador Filipe Martins decorado para incentivar a doação de sangue

A doação de sangue ocorre quando uma pessoa voluntariamente vai a um centro especializado e disponibiliza seu sangue para ser usado em transfusões ou outras situações clínicas. No Brasil são coletadas 3,7 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8%. Na Europa e Estados Unidos, esse percentual é de 5% a 7%.

Existem normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a doar sangue, sendo que órgãos como o Ministério da Saúde e a Associação Americana de Bancos de Sangue são responsáveis por esse controle. Os requisitos para doação de sangue são: 

•Estar em boas condições de saúde
• Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
• Pesar no mínimo 50kg
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
• Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
• Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social). 

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.