Conecte-se conosco

Tocantins

Seminário Internacional Opaje discute formação em Comunicação, Jornalismo e Educação

Avatar

Publicado

em

O evento, que acontece entre os dias 22 a 25, em Palmas, contará com palestras de Professores e escritores renomados como João Canavilhas, Rogério Christofoletti, Thais de Mendonça Jorge, Walter Teixeira Lima Junior e Nelson Russo de Moraes.

13590269_156826821394568_7725567123207666895_n“Formação em Comunicação, Jornalismo e Educação: práticas, saberes e novos olhares”. Este é o tema central do Seminário Internacional Opaje, que será realizado nos próximos dias 22 a 25 de setembro, em Palmas. O evento é organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Sindjor-TO – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins.

A abertura oficial é nesta quinta-feira, 22, às 19h, no auditório do Senac. A palestra de abertura será com o Dr. João Canavilhas que discutirá sobre jornalismo na web. O palestrante é Doutor pela Universidade de Salamanca e Licenciado em Comunicação Social na Universidade da Beira Interior (UBI) em Portugal. É docente, membro do Conselho Geral e Diretor do Mestrado em Jornalismo da UBI e estuda a narrativa jornalística para a Web, assunto que já foi tema de livros e artigos publicados por Canavilhas.

Palestras e mesas redondas – Além do Professor Dr. João Canavilhas, outros palestrantes de renome nacional da área de comunicação e educação irão participar do evento, como Rogério Christofoletti, Professor Dr. do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina; Thais de Mendonça Jorge, Professora da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília; Walter Teixeira Lima Junior, Professor Pós-Doutor da Universidade de São Paulo (USP) e Nelson Russo de Moares, Professor Dr. de Sociologia e Filosofia da Universidade Estadual Paulista.

Entre os assuntos que serão debatidos no evento estão Big Data, Jornalismo e Formação; Ética na comunicação; Convergência da Comunicação com os campos da Democracia e Gestão Social; Políticas de formação, competências e profissionalização do Comunicador/Jornalista e ainda História da Comunicação e do Jornalismo na composição do Estado do Tocantins.

Lançamento de livros e Grupos de Trabalho – Durante o Seminário Opaje terá ainda o lançamento de livros nas áreas de comunicação, jornalismo, educação, cultura e gênero. Esses livros contam com produções de alunos e professores que fazem parte do Opaje.  O lançamento acontecerá na sexta-feira, 23, no Hall do Auditório do Senac.

OPAJE– O OPAJE se consolida como um organismo integrante da UFT com propostas multi e interdisciplinares, destinado a coordenar e executar atividades de pesquisas, estudos e extensão na confluência em Comunicação e Educação e áreas afins. Constitui-se de professores do Campus de Palmas, com abertura para pesquisadores de outros campus e instituições que demonstrem interesse nas discussões do Núcleo. Entre as atividades já realizadas pela OPAJE está a execução do curso de pós-graduação em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas Contemporâneos.

Parceiros – São parceiros no evento a FIETO – Federação da Indústria do Tocantins, ENERGISA, SENAC, PPGCOM – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da UFT, Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha, Instituto de Pesquisa e Extensão Comunicação, Linguagens e Sociedade (IPEX-COLIS-UFT), Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social (GEDGS-UNESP), Força Sindical e FESSERTO – Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins. (Com informações da Assessoria de Comunicação da OPAJE)

Publicidade

Últimas notícias

Brasil/Mundo9 horas atrás

STF: Bolsonaro cita André Mendonça como terrivelmente evangélico durante evento com pastores

O nome de André Mendonça ganha força como possível novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O que aconteceu hoje...

Brasil/Mundo12 horas atrás

Plataforma oferece material gratuito com dicas para aulas remotas de educação física

Manter as aulas de Educação Física de forma virtual com a mesma motivação dos alunos nas aulas presenciais tem sido...

Brasil/Mundo14 horas atrás

Prefeitura de Viçosa (CE) entra na Justiça para transformar hotel em hospital de campanha

A juíza Anna Karolina Cordeiro assinou uma liminar impedindo que a Prefeitura cumpra o decreto de desapropriar o imóvel

Brasil/Mundo1 dia atrás

Deputados aprovam projeto que facilita gastos com pandemia; senadores devem confirmar

Os deputados federais aprovaram, em votação simbólica, o projeto de lei (PLN 2/2021) que permite a abertura de novos créditos...

Brasil/Mundo2 dias atrás

Contra as “normas de gênero do cristianismo”, cantora Demi Lovato adota cabelo curto

Demi Louvado cresceu em lar cristão e hoje tem se mostrado cada vez mais distante da religião

Brasil/Mundo2 dias atrás

Conselho de Ética ouve testemunhas do processo contra Flordelis

Lucas disse que recebeu cartas pedindo para que ele assumisse a culpa para não prejudicar sua mãe adotiva

Brasil/Mundo2 dias atrás

AGU lança concurso para preencher 110 vagas em SP, RJ, RS, PE e DF

As vagas estão distribuídas entre Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Brasil/Mundo2 dias atrás

Pastor José Olímpio será processado por desejar a morte do ator Paulo Gustavo

Em filme, o humorista diz que se Jesus estivesse vivo, ele iria ao show de Pablo Vittar

Brasil/Mundo5 dias atrás

Projeto disponibiliza 400 bolsas de estudo em cursos de carreiras digitais

Formulário de inscrição deve ser preenchido até o dia 2 de maio

Brasil/Mundo5 dias atrás

Governo de São Paulo libera cultos e missas presenciais com 25% do público

Igrejas serão reabertas no domingo, mas devem seguir as regras de distanciamento social, uso de álcool em gel e máscaras

Publicidade